Webmail

Treinamento aborda o uso consciente da energia elétrica

Na última sexta-feira (7), no auditório da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), ocorreu um treinamento visando o uso mais eficiente da energia elétrica nas dependências da Companhia. Ministrado pelo engenheiro mecânico Luiz Henrique Fonseca e pelo engenheiro eletricista Ricardo Costa Falcão, o evento apresentou métodos que melhoram o consumo de energia, de forma sustentável e mais eficiente.


Na ocasião, foram apresentados diversos tópicos, como por exemplo, explicações básicas relacionadas às bandeiras tarifárias, suas aplicações e quais as melhores maneiras de aproveitá-las considerando o trabalho desenvolvido em cada estação, a partir de horários estabelecidos pela concessionária de energia elétrica, dentre outros temas.


O engenheiro eletricista contou como se deu o processo. “Fizemos uma revisão conceitual dentro da grandeza de consumo de energia elétrica na CAEMA e expusemos, nessa capacitação, o que recebemos da Companhia de energia elétrica dando dicas de como eles podem identificar variações. Agora, os participantes estão aptos para fazerem as análises das faturas e a expectativa é de um maior controle para dimensionar e implantar medidas de melhor controle e racionamento de energia”, disse Ricardo Falcão.


O gerente de negócios da Unidade do Anjo da Guarda, George Pereira de Sousa, que participou da capacitação, falou sobre a necessidade da redução de gastos. “Estamos em tempos de otimizar a redução de custos com a operação e outras perdas. Hoje, especialmente, estamos acompanhando alguns processos, sob orientação de especialistas, de como reduzir os gastos com a energia elétrica, que é a segunda maior despesa da Companhia. Então é conhecer as estratégias compiladas pelo setor responsável e lançar o desafio de empregar boas ações aos colaboradores, para atingirmos essa meta”, ressaltou.


Luiz Henrique Fonseca, que também é gerente de Desenvolvimento e Controle Operacional da Caema (ODCD/ODCQ), explicou a importância do treinamento para representantes de cada Unidade de Negócio. “Precisamos modificar o olhar sobre a gestão de energia elétrica da CAEMA, pois, até pouco tempo, a análise das contas era concentrada em um só ponto, daí a necessidade de qualificar pelo menos um representante por unidade para que eles entendam e consigam definir e encontrar variáveis de consumo dentro da Companhia que possam ser contestadas junto ao nosso fornecedor, controladas e otimizadas”, finalizou.