Webmail

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

 

1. Não concordo com o valor da minha fatura. Como faço para contestar o valor?
O titular da conta, munido de sua fatura da CAEMA, deve informar o número da matrícula, seu CPF ou CNPJ e indicar a possível causa da alteração no valor. A solicitação pode ser feita pela Loja Virtual, Aplicativo CAEMA Mobile, Whatsapp (98) 99113-0195, Call Center 0800 7010 195 ou na Loja de Atendimento Presencial responsável por sua matrícula. A reclamação será analisada pelo atendente, podendo ser necessária a realização de uma fiscalização no imóvel. O protocolo pode ser acompanhado através de autoatendimento no Aplicativo CAEMA ou na Loja Virtual, ou com o auxílio de nossos atendentes nos demais canais.

2. Tenho débitos com a CAEMA. Como faço para negociar?
Para parcelar os débitos com a CAEMA, o titular da conta ou representante por ele autorizado por procuração com firma reconhecida, deve comparecer a uma de nossas Lojas de Atendimento Presencial ou realizar contato pelo canais virtuais.
Para identificar os documentos necessários conforme o perfil de cada cliente, clique aqui.
Para identificar os contatos da Loja de Atendimento Presencial e Virtual responsável por sua negociação, clique aqui
Para parcelar em até 12 vezes com Cartão de Crédito, clique aqui.
Lembramos que as condições de negociação são diferentes de acordo com o valor do débito e, também, caso existam negociações não cumpridas para a mesma matrícula. 

3. Meu imóvel está sem água. Como faço para confirmar o motivo?
Antes de entrar em contato com a CAEMA, verifique:
- A chave antes do medidor de água (hidrômetro) está aberta?
- Imóveis vizinhos também estão sem água?
- A água está com baixa pressão?
- O pagamento da conta de água está em dia?

 No caso de haver débitos, consulte-os na Loja Virtual ou no Aplicativo CAEMA Mobile.
Caso nenhuma dessas opções represente a situação do seu imóvel, existe a possibilidade de estar ocorrendo um suspensão temporária de abastecimento para manutenção emergencial ou programada.
Os avisos de suspensão temporárias, programadas ou emergenciais, são divulgados em nossa página do Facebook, twitter ou site. Consulte se sua localidade está entre as manutenções programadas. Caso não encontre, faça contato pelos canais virtuais e fale com um de nossos atendentes, pois o problema pode ser localizado, causado por obstrução ou vazamento.

4. Como faço para obter segunda via de uma fatura?
Para pagamento com código de barras, clique aqui.
Para emissão da segunda via, clique aqui.
Outras opções podem ser acessadas pelo Aplicativo CAEMA Mobile, Call Center e Whatsapp.
Para opções presenciais, dirija-se até uma de nossas Lojas de Atendimento.
Caso deseje receber todos os meses a fatura por e-mail, basta se cadastrar na Loja Virtual, solicitar através do Whatsapp ou no Atendimento Presencial.

5. Como solicito a mudança da titularidade da minha fatura?
A solicitação deve ser realizada na Loja de Atendimento Presencial mais próxima de seu imóvel, no Aplicativo CAEMA Mobile, na Loja Virtual ou no Whatsapp da CAEMA. O cliente deve apresentar documentos legais que comprovem que ele é o atual proprietário do imóvel:
- Documento de compra e venda do imóvel;
- Recibo autenticado em cartório;
- Documento de Identificação Pessoal com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, entre outros) e CPF;

Em caso de aluguel, tanto o locador como locatário podem solicitar a mudança de titularidade munidos de seus documentos pessoais e contrato de aluguel autenticado em cartório. O locatário será inserido no sistema como usuário do imóvel (passando a ser o titular da fatura) e o locador continuará constando em nosso sistema comercial como proprietário.

Para imóveis de titular falecido, é necessário que o novo titular apresente o atestado de óbito ou inventário dos bens do falecido sempre que houver mais de um herdeiro. Caso possua, apresentar também comprovante de residência no endereço do imóvel alvo da solicitação.

Em caso de Pessoa Jurídica, o responsável deve apresentar o Contrato Social ou Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica, além do Documento de compra e venda do imóvel, autenticados, ou contrato de aluguel quando aplicável. 

6. Preciso pedir uma ligação de água para a CAEMA pela primeira vez. Como devo proceder?
A ligação nova pode ser solicitada na Loja de Atendimento Presencial mais próxima de seu imóvel. No momento da solicitação, será necessário informar o documento de compra e venda autenticado do imóvel a ser abastecido e documentos pessoais do titular, como CPF e RG. Será realizada uma fiscalização no local para que a CAEMA se certifique dos trabalhos necessários para realizar a ligação, assim como cadastramento do imóvel para geração do número de matrícula do mesmo. A vistoria é um serviço taxado, cujo valor é cobrado na fatura inicial ou por guia de pagamento. Posteriormente será enviada equipe para realizar o serviço de ligação nova de água, também taxado, que será cobrado na fatura inicial. O prazo para execução de ligação nova de água será informado no ato da solicitação do serviço, pois há prazos diferentes de acordo com a Unidade de Negócios responsável pela região.

7. Como posso obter uma Declaração de não-usuário (DNU)?
A Declaração de não-usuário só pode ser solicitada para imóveis que não estão localizados em área abastecida pela CAEMA. Ela pode ser solicitada pelos canais virtuais ou na Loja de Atendimento Presencial mais próxima de seu imóvel, sendo necessário fornecer endereço completo e CNPJ ou CPF. Por se tratar de uma solicitação taxada, o cliente só recebe a declaração após apresentar o comprovante de pagamento da guia. A declaração tem validade de 60 dias.

Para os clientes que residem em áreas abastecidas pela CAEMA, mas não possuem vínculo direto como usuários, somente é emitida uma Certidão Negativa de Débitos, que pode ser solicitada com os mesmos dados exigidos para emissão de DNU.

8. Paguei a mesma fatura mais de uma vez. Como devo proceder?
Os pagamentos são reconhecidos em até 48 horas após a realização do mesmo. Sendo assim, o cliente deve entrar em contato com a CAEMA pelos canais virtuais ou na Loja de Atendimento Presencial mais próxima de seu imóvel informando sua matrícula. O atendente vai consultar se a duplicidade de pagamento já consta em sistema e seguirá com a devolução do valor abatendo de faturas em aberto ou gerando crédito para próximas faturas. 

9. Como me cadastrar na Tarifa Social em virtude da minha situação econômica-financeira?

Para estar inserido na Categoria Residencial Popular, o consumo de água deve ocorrer exclusivamente para fins domésticos e possuir simultaneamente quatro das seguintes características:
a) Construção em taipa ou alvenaria de adobe;
b) Piso de cimento liso ou inferior;
c) Instalação sanitária única;
d) Ponto único para utilização de água para fins diversos;
e) Ponto único para utilização de energia elétrica;
f) Localização em rua popular.
Caso se enquadre nos critérios, o cliente deve solicitar a fiscalização comprobatória através dos canais virtuais ou na Loja de Atendimento Presencial.

Além da Tarifa Social, existe o Programa Viva Água do Governo do Estado do Maranhão, que isenta o cliente do pagamento das faturas de água e esgoto. Para ter possibilidade de participação nesse programa, o usuário titular deve possuir Número de Identificação Social (NIS), cadastro federal que regula as pessoas de baixa renda, e participar de algum programa social, como exemplo, o Bolsa Família. O imóvel deve estar cadastrado na categoria residencial e que apresente para cada economia, o consumo de água de até 25m³/mês (vinte e cinco metros cúbicos por mês), conforme estabelecido no Artigo 84 do Decreto Estadual nº 11.060/89. O Governo do Estado anualmente, conforme convênio junto à CAEMA, informa as matrículas contempladas pelo Programa.

Se você se encaixa nas condições acima, pode ser direito ao Programa Viva Água. Para aderir, procure o CRAS mais próximo de você. Para informações sobre o Viva Água, Clique aqui.