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Ouvidoria da CAEMA e Ouvidoria Geral do Estado traçam metas de governança de sistemas

George Pereira, ouvidor da CAEMA; Rodrigo Machado, ouvidor Geral do Estado; e a assistente administrativa da CAEMA, Maria de Lourdes Farias.A Ouvidoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) e a Ouvidoria Geral do Estado traçaram, na última quarta-feira (14), importantes metas de governança dos sistemas E-SIC e E-Ouv, plataformas integradas de todas as ouvidorias do governo. Durante o encontro, também foram discutidas orientações quanto ao acesso à informação da Lei de Proteção de Dados e Direitos dos Usuários de Serviços Públicos.

A Ouvidoria é um órgão de atendimento interno e externo, com função estratégica que visa contribuir para o aprimoramento e melhoria das atividades a partir de manifestações de clientes, empregados e cidadãos. Isso torna o setor imprescindível no processo de interlocução e mediação, para solução de questões referentes à qualidade dos serviços e transparência na gestão, com o cumprimento da legislação relativa do acesso à informação.

“A ouvidoria da CAEMA compõe uma plataforma estadual e federal de ouvidorias e de Serviços de Informações ao Cidadão, que tem como objetivo o acesso à informação e à proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, instituído pela Lei Federal n° 13460 de 26 de junho de 2017 e a Lei Ordinária Estadual N°10217 de 23 de março de 2015”, detalhou o ouvidor da CAEMA, George Pereira, durante o encontro.

Dentre algumas das competências das Ouvidorias, uma é fortalecer o comprometimento dos empregados na prática de gestão de relacionamento com o cliente, além da gestão participativa do cidadão, envolvendo a população nos questionamentos sobre saneamento básico. “Faz parte da Ouvidoria, avaliar a procedência de sugestões, reclamações, denúncias e encaminhar às áreas competentes”, explica o ouvidor-geral do Estado, Rodrigo Machado.

A Ouvidoria é um canal de segunda instância ao cidadão. Antes de reclamar à Ouvidoria, o cidadão deve procurar os canais oficiais de atendimento. Para isso, a CAEMA conta com os seguintes canais de atendimento: a Loja Virtual no site www.caema.ma.gov.br; o Call Center 0800 701 0195; o WhatsApp (98) 9-9113-0195; e o aplicativo “CAEMA Mobile”, disponível para Android, além das unidades de atendimento que já iniciaram o atendimento presencial agendado.

*Na foto: George Pereira, ouvidor da CAEMA; Rodrigo Machado, ouvidor Geral do Estado; e a assistente administrativa da CAEMA, Maria de Lourdes Farias.