ÁGUA PARA TODOS: Governo entrega Sistema de Abastecimento de Água no Povoado Cajupary, em São Luís

         

Mais uma importante obra que corresponde às ações do Programa Água Para Todos foi entregue pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), na manhã desta sexta-feira (5), em São Luís. Trata-se do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do Povoado Cajupary, que vai atender mais de 350 pessoas da zona rural.

Situado na Avenida Santa Rosa, o sistema contou com um investimento de mais de R$ 172 mil e tem capacidade para abastecer mais de 89 famílias residentes na localidade. O equipamento possui vazão de 10 mil litros/hora. Para quem mora no povoado, a obra foi entregue em um momento importante, a considerar o aumento de casos da Covid-19.

“É uma felicidade muito grande ter água em nossas casas. É um prazer enorme abrir a torneira ou ligar o chuveiro e ter água à vontade”, contou a dona de casa Rosa Cutrim da Silva, de 56 anos, ao ver em funcionamento o sistema executado em duas etapas: perfuração do poço de grande vazão e instalação de reservatório com implantação da rede de distribuição de água.

Assim como aposentada Rosa, a comerciante Edna Maria Lopes, de 40 anos, ficou bastante satisfeita com a chegada da água. “Tudo melhorou. Desde lavar as roupas a fazer a comida, tudo ficou mais fácil”, comemorou. O presidente da Associação de Moradores, popularmente conhecido como “Seu Serra”, completou: “O comércio ficou, sem dúvida, mais valorizado”.

Água Para Todos

O Água Para Todos é um dos programas do Governo do Estado executados pela CAEMA que realiza investimentos voltados para modernização e automação de sistemas de abastecimento de água por todo o Maranhão. Só em 2020, apesar das limitações impostas pela pandemia, a CAEMA construiu 20 sistemas em 14 cidades, beneficiando mais de 137 mil pessoas.

“Juntas, essas obras representam um investimento de quase R$ 20 milhões, sem contar as obras de esgotamento sanitário realizadas na capital e no interior. Aqui, no povoado Cajupary, a entrega deste sistema representa muito os esforços do Governo do Estado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destacou o presidente da CAEMA, André dos Santos Paula.