Ouvidoria

 

A Ouvidoria é um Órgão de atendimento ao cliente interno e externo, com função estratégica que visa contribuir para aprimoramento e melhoria dos procedimentos internos e dos serviços, a partir de manifestações de clientes, empregados e cidadãos. A ouvidoria é um espaço de interlocução e mediação para solução de questões referentes à  qualidade dos serviços, transparência na gestão com o cumprimento da legislação relativa ao acesso à  informação e demais legislações referentes ao consumidor e prestações de serviços de saneamento, evidenciando sempre a participação social com fim de tornar a empresa cada vez mais eficiente.
 
Compete à Ouvidoria fortalecer o comprometimento dos empregados na prática de gestão de relacionamento com o cliente, fortalecer a gestão participativa do cidadão, envolvendo a população nos questionamentos sobre o saneamento. Também compete à Ouvidoria avaliar a procedência de sugestões, reclamações, denúncias e encaminhar às áreas competentes; zelar pela permanente atualização e agilização dos processos internos de atendimento às reclamações e denúncias dos usuários, além de outras competências previstas no Regulamento Interno.
 
A Ouvidoria da CAEMA também compõe uma Plataforma Estadual e Federal de ouvidorias e de Serviços de Informações ao Cidadão que tem como objetivos o acesso à  informação e proteção e defesa dos direitos do usuário dos Serviços Públicos e de proteção do consumidor, instituí­do pela Lei Federal nº°13460 de 26 de junho de 2017 e Lei 8.078 de 11 de setembro de 1990, além da Lei Ordinária Nº10.217, de 23 de março de 2015 e do Decreto Estadual de N°35.640 de 6 de março de 2020 que instituem, respectivamente, as regras para garantir o acesso à  informação e proteção dos usuários de serviços públicos no âmbito do Estado do Maranhão.
 
As manifestações podem ser feitas de forma presencial, pelo sistema e-OUV. A Ouvidoria da CAEMA está localizada na sede da CAEMA na Rua Silva Jardim, Nº307 Centro, São Luí­s - MA e o horário de atendimento é de segunda í  sexta feira, das 8h às 18h. Lembramos que ouvidoria é um canal de segunda instância ao cidadão. Antes de manifesta à  Ouvidoria, o cidadão deve procurar os canais oficiais de atendimento. Para isso, a CAEMA conta com os seguintes canais de atendimento: a Loja Virtual no site www.caema.ma.gov.br; o Call Center 0800 701 0195; o WhatsApp (98) 9-9113-0195; e o aplicativo CAEMA Mobile, disponí­vel para Android, além das unidades de atendimento da CAEMA

Acesso a Ouvidoria: