Durante a semana serão realizadas ações voltadas à educação ambiental, palestras e roda de conversa, com o objetivo de difundir informações referentes ao uso racional da água.

A Gerência Regional de Coroatá está realizando manutenções físicas de conservação em diversos poços que compõem o Sistema de Abastecimento de Água da sede do município de Coroatá, cidade localizada a 250 km de São Luís. Os serviços estão sendo executados de forma gradativa, atendendo um cronograma estabelecido por prioridades e urgências.
O gerente da regional da CAEMA em Coroatá, Francisco Guimarães, conta que manutenções emergenciais já foram realizadas nas áreas comuns de 15 poços e que, até o final do cronograma, todos os 31 poços de grande vazão que integram o Sistema de Abastecimento operado pela companhia na cidade Coroatá, irão passar por este tipo de manutenção. Entre os serviços estabelecidos pela equipe do mutirão está a limpeza das áreas em volta dos poços, retirada de entulhos e materiais sem utilidades e capinas, além de pequenos reparos na estrutura, manutenção ou adequação de instalações hidráulicas.
“Neste primeiro momento, nós estamos primando pela limpeza e capina na área destes poços e verificando as condições de instalações e equipamentos que precisarão de reparos imediatos, troca de conexões ou algo que carece ser substituído, dando ganho a operação e melhor atender aos consumidores”, ratifica o gerente.
Além das manutenções físicas, outro ponto deste mutirão técnico das equipes influi diretamente na qualidade de vida da população naquela cidade. Todos os poços estão recebendo novos cloradores, equipamento utilizado para elevar a qualidade da água de captação subterrânea (poços).
Os novos cloradores estão sendo confeccionados pela própria gerência a partir de um modelo pensado por eles para substituir ou implanta-los a baixo custo. Um dos objetivos da gerência é que todos os 20 novos equipamentos (cloradores), sejam instalados pela gerência até o fim deste mês em Coroatá.
“Esse trabalho servirá de ponto de partida para que possamos levar em breve estas providências também para os outros sistemas que integram nossa regional. Para isso, já estamos elaborando um cronograma de manutenção progressiva contemplando outros 101 poços, localizados nas cidades que compõe a nossa regional”, diz o gerente Guimarães.
A Gerência Regional de Coroatá é uma das 9 gerências da CAEMA espalhadas pelo interior do estado, que reúnem ao todo 162 sistemas de abastecimento de água operados pela Companhia. Na regional de Coroatá são 11 Sistemas de Abastecimento de Água: Apenas o sistema de Timbiras conta com captação superficial pelo Rio Itapecuru; Coroatá, Aldeias Altas, Alto Alegres, Lago Verde, Peritoró, Livramento/Peritoró, Conceição do Lago Açu, Povoado Píqui, São Mateus e Pau de Estopa, são sistemas abastecidos por poços tubulares profundos.
A Companhia de Saneamento Ambiental – CAEMA e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), celebraram termo de cooperação técnica para incentivo à política de ressocialização de apenados. O convênio foi assinado na sede da SEAP na última quinta-feira (01), e terá como foco a disponibilização por parte da CAEMA, de postos de trabalho para apenados do sistema prisional.
Participaram do ato de assinatura o diretor presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo; o diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, André dos Santos Paula; O diretor de gestão administrativa, financeira e de pessoas da CAEMA, Nilson Ferreira; Ivanlins Macedo, gerente de pessoas da CAEMA; o subsecretário de Administração Penitenciária, Rafael Velasco; e a secretária adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciaria (SAAHP) da Seap, Kelly Carvalho.
Para o presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo, a assinatura do convênio entre as partes interessadas tem grande representatividade só para a CAEMA, em razão da sua de sua política social interna, mas também para a sociedade civil como um todo, uma vez que destina sua parcela de contribuição para a ressocialização e reinserção de pessoas apenadas.
“À medida em que realizamos este ato, nós ajudamos o intuito do Governo do Estado em alavancar essa política de ressocialização, uma vez que usaremos esse convênio para fazer ações de manutenção da nossas áreas com limpeza, capina, entre outros trabalhos de serviços gerais, e também se for o caso, atividades que requerem mão-de-obra especializada”, explicou o presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo.
Para início da parceria foram disponibilizados 10 postos de trabalho, número que deverá ser ampliando em um segundo momento, com o desenvolvimento da parceria na prática.
“A partir das conversas que estamos tendo com a SEAP e entendendo a importância e a amplitude desta ação encabeçada pelo Governo, nós temos a intenção de ampliar essa parceria para os sistemas que a CAEMA opera no interior, seguindo os mesmos moldes do convênio que estamos firmando aqui para a capital, oferecendo também vagas para serviços gerais, soldador, montador, entre outros postos”, finalizou.
A SEAP esclareceu que assinatura do convênio é importante para garantir a reintegração social dos apenados. “A proposta é fortalecer o processo de reintegração social dos internos de forma eficaz, garantindo a eles trabalho digno”, disse o subsecretário da Seap, Rafael Velasco.
Com a finalidade de capacitar funcionários, alinhar e tirar dúvidas que envolvam gestão de contratos de obras públicas realizadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, foi realizado na última segunda-feira (5) o II Seminário Gestão de Contratos – Obras Públicas. O evento foi realizado pela CAEMA e organizado pela Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas – UEP.
Participaram do evento diretores e técnicos de vários setores da CAEMA, que fomentaram as discussões sobre estratégias que possam aprimorar atividades diárias, com vistas ao cumprimento de demandas que envolvem a gestão de contratos de obras públicas junto à Companhia. Através dessas discussões, é possível levantar questões que levem a um melhor entendimento das finalidades, a correta execução dos procedimentos técnicos, propor soluções e implementar medidas que possibilitem acelerar o andamento dos processos.
“É, na verdade, um grande alinhamento para funcionários que lidam com isso no dia –a- dia e precisam conhecer e otimizar os procedimentos técnicos exigidos para o bom andamento destes processos. Isso permitirá, de outro modo, aparar arestas e dar maior eficiência tanto ao andamento, quanto à qualidade, lisura e transparência destes processos. Consequentemente, garante reflexos positivos para a própria obra e para a sociedade”, explicitou o gestor da UEP, Alexandre Rebelo Ferreira.
Assim como o primeiro, ocorrido no mês de novembro do ano passado, esta segunda edição do seminário conta com o apoio técnico da Companhia Brasileira de Projetos Empresariais (Cobrape) e da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF), entidades fiscalizadoras de obras. As duas instituições cederam técnicos para participarem do evento como facilitadores.
Ainda prestigiaram o evento o diretor presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo; o diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, André dos Santos Paula; e o diretor de gestão administrativa, financeira e de pessoas da CAEMA, Nilson Ferreira.
A sede da cidade de Tutóia, município distante 320 km da capital, agora possui um novo panorama de abastecimento de água a partir das obras realizadas pelo Governo do Maranhão. Mesmo tendo população estimada em 59 mil habitantes e estar localizada em uma região de alto potencial turístico, a cidade de Tutóia não dispunha, até então, de um sistema que garantisse o abastecimento da cidade, o que perdurou por 30 anos.
Sensível à situação, o Governo do Maranhão destinou esforços e recursos que estão transformando essa realidade. Foram investidos mais de R$ 7 milhões em intervenções para estruturar o sistema desde a captação, passando pela construção de Estação de Tratamento de Água (ETA), e até a implantação de redes de distribuição de água tratada para atender os bairros da sede do município. A primeira etapa da obra já foi concluída beneficiando mais de 3 mil famílias e a segunda etapa está sendo licitada.
A obra seguiu todos os passos necessários para que se cumprisse um planejamento traçado desde a elaboração do projeto, contemplando a Política Ambiental instituída pela empresa, para minimizar impactos decorrentes das atividades de operação com vistas ao fornecimento de água potável de forma eficaz, responsável e sustentável, e garantir a preservação dos locais de captação.
Com as obras, via ficar no passado a necessidade da população comprar água, muitas vezes de qualidade duvidosa, ou então de recorrer a poços conhecidos como ‘cacimbões’, mas que geralmente apresentam níveis altíssimos de coliformes fecais e cloreto de sódio, deixando a água salgada, dentre outros problemas que afetavam a saúde da população.
Implantação
A implantação do Sistema de Abastecimento de Água da cidade de Tutóia foi iniciada com os serviços de captação. Foi realizada a construção de dois tubulões em aço patinável, estrutura de alta resistência e indicada para solos com presença de lençol freático, fazendo a captação de água direta do Riacho Bom Gosto. Paralelo a isso, foram realizadas as obras para construção da Estação Elevatória de Água Bruta e a construção de Casa de Bombas para abrigar dois conjuntos moto-bombas.
Um dos pontos mais importantes no processo de implantação do sistema foi a construção de uma Estação de Tratamento de Água convencional em concreto armado, apropriada para tratar, por hora, 2 mil litros da água captada no riacho. Também foram reestruturados e recuperados reservatórios.
Após a estruturação de todo o parque para captação, tratamento e distribuição da água, foram realizados os serviços para chegada da água aos bairros, a exemplo dos bairros Paxicá, Comum e Bom Gosto. Inicialmente foram realizadas 1.380 ligações domiciliares em áreas próximas a ETA, e quando a rede de distribuição já possuía 64 km de extensão, foram totalizadas 4.380 novas ligações.
Solucionando impasses
As obras para reestruturação do Sistema de Abastecimento de Água de Tutóia estavam paradas por diversas incompatibilidades técnicas e legais, e embargadas por órgãos fiscalizadores desde 2013. Logo que assumiu a gestão estadual, o governador Flavio Dino assegurou que seriam tomadas providencias emergenciais para garantir mais água nas torneiras o quanto antes. Uma série de medidas e visitas à sede e localidades no município foi realizada para ouvir a população e buscar alternativas para resolver o problema de falta de água em Tutóia.
Entre as alternativas emergenciais, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) estabeleceu como prioridade a perfuração de poços que pudessem de imediato suprir a necessidade de comunidades que viviam sem abastecimento. Foram perfurados poços localizados no Bom Gosto e no Comum, para que se pudesse aumentar a ofertar de água potável à população. Com vazão média de 40 mil litros cada um, os novos poços permitiram abastecer de imediato, à época, 800 casas na sede do município.
As obras para total recuperação, ampliação e expansão do Sistema Abastecimento de Água em Tutóia foram realizadas para que toda a população pudesse ser beneficiada com o aumento do volume de água produzido, armazenado e distribuição para as casas, abastecendo diretamente 21 mil habitantes. Concluídas as obras no mês passado, o Sistema entrou, então, em fase de testes e monitoramento, para operar em definitivo.
“Aqui em Tutóia, o povo não acreditava mais que a situação pudesse mudar. Tanto que, ao longo de tantos anos, espalhou-se na cidade uma anedota popular, e a espera pela água nas torneiras passou a ser definida pela população como ‘A lenda da Água’. Essa era uma expressão comumente pronunciada e ouvida pelas ruas de Tutóia, devido ao fato de que várias promessas foram feitas e reiteradas por governantes no sentido de dar aos moradores da sede um abastecimento digno. Com todo esse extenso trabalho que foi desenvolvido pelo Governo através da Caema, o quadro agora é outro. Nas rodas de conversas, nos encontros de amigos, ‘A lenda da Água’ deu lugar à realidade”, conta Marcelo Santos Serejo, encarregado pelo sistema de abastecimento da cidade.
Ele explica que, durante a fase de testes, um dos objetivos é verificar o alcance da vazão. Para isso, várias torneiras foram instaladas em diversos pontos específicos, para monitorar se a água está chegando com a frequência e intensidade esperadas. “Ao abrir as torneiras de teste, é interessante ver como o povo reage, arranca sorrisos e reações inesperadas, afinal, era uma ideia bastante distante da realidade de muitos ver água saindo da torneira”, explica.
Como nunca houve o abastecimento pleno na cidade, a maioria das casas não possui tubulação, por isso, a CAEMA colocou cavaletes com ramais na porta das residências, permitindo o uso imediato e facilitando a interligação para uma futura rede doméstica.
Deusalene Cruz de Oliveira, 42 anos, moradora do Centro, afirma que com a chegada da água a falta de esperança em dias melhores ficou no passado e deu lugar à confiança. Ela conta que, apesar de estar no Centro da cidade, não tinha água há 20 anos. “Nós estamos esperando o governador de braços abertos, porque hoje nós estamos vendo essa maravilha aqui. Nunca imaginava ver água em Tutóia, e hoje a água está aqui e tem para todos”, agradeceu ela.
Outro bairro onde os moradores estão radiantes é o Monte Castelo. Maria do Socorro Gomes Pinheiro, de 50 anos, moradora do bairro, está muito feliz com o ponto de água. “Há muito tempo que estava aqui sem água, é uma coisa que não podemos viver sem. Agradeço ao Governo do Estado, por que agora estamos muito bem”, disse.
OBRAS EM TUTÓIA
Captação Riacho Bom Gosto:
– Casa de bombas, Estação Elevatória de Água Bruta, execução da estrutura física e instalações de dois conjuntos moto-bomba, totalizando vazão de 200m³/ h, implantação de adutora de água bruta de 125 metros.
Estação de Tratamento de Água (ETA):
– ETA convencional – Estruturação em concreto armado, vazão de 200m³/ h.
– Elevatória de água tratada – Execução de casa de bombas e estação elevatória de água tratada, vazão 200m³/ h, adutora de água tratada (implantação de 5 km de linha adutora nova – DN250 a DN300).
Redes de distribuição:
– 64 km de rede nova implantada, propiciando 4.380 novas ligações.
Investimento realizado:
R$ 7.008.993,46