Convocação Concurso Edital nº 01 de 14 de abril de 2014

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA convoca os aprovados no Concurso Edital nº 01 de 14 de abril de 2014, abaixo relacionados, nos termos do item 13.2 do referido Edital, a se apresentarem munidos de originais e cópias dos documentos exigidos nos itens 12.1e 13.6, no dia 01 de fevereiro de 2018, preferencialmente , no horário de 09:00h às 11:30h,à Rua Silva Jardim, n2 307 - Centro (próximo ao Hospital Materno Infantil), São Luís - MA.

 

 

 

 

Em Água do Doce do Maranhão, novo reservatório leva água para população

 


“Era um desespero para conseguir água! Quem não tinha dinheiro pra comprar, tinha que carregar água nas costas ou trazer no carro de mão lá de cima, por que água não chegava até aqui”. Foi o que contou José Sales da Silva, de 65 anos, morador do bairro da Carioca, residente na área há mais de 35 anos. Por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), o Governo do Estado entregou para a comunidade um sistema capaz de abastecer a cidade de maneira satisfatória até o ano de 2045, seguindo os estudos de crescimento previsto conforme projeção técnica.

O Sistema de Abastecimento foi colocado em operação definitiva durante as ações do Dia D Mais IDH, realizado pelo Governo do Estado no último sábado (20), quando o presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo, reafirmou em entrega simbólica a importância deste tipo de benefício para a população. 

“Não só aqui em Água Doce, com a entrega deste sistema complementando o que já existia, bem como a entrega de kits sanitários neste município e nos outros 30 com menor IDH, que estão recebendo este tipo de equipamento, são um grande investimento feito pelo Governo do Estado, também em saúde, uma vez que água potável e saneamento básico são primordiais para diminuir os gastos com internações e medicina curativa em hospitais e postos de saúde”, salientou.

O Sistema de Abastecimento de Água em Água Doce recebeu investimentos de R$ 1,7 milhões para sua construção e estruturação de poço perfurado, com cerca de 42 metros de profundidade e vazão de 15.000 litros/hora. Além do poço, foi implantada uma nova rede, expandindo a rede já existente de 7.245 metros para 13.549 metros. A ação também resultou em 892 novas ligações domiciliares beneficiando centenas de famílias com água nas torneiras.

Maria Gorethe dos Santos, 48 anos, moradora da sede, conta que antes contava com um poço no quintal de casa e que utilizava essa água para lavar louças e roupas, tomar banho, mas que não era água tão boa para beber. “Aqui eu tinha um poço dentro de casa pra conseguir lavar roupa e tomar banho. Pra cozinhar e beber, era uma água pouca que vinha dos canos meia noite, passava de três dias sem vir, e agora há um mês que que vem regularmente. Tá dando pra beber, melhorou muito depois que fizeram o poço ai”, contou ela.

Kits Sanitários

Além do Sistema de Abastecimento, famílias de Água Doce receberam os primeiros banheiros concluídos no município pelo Programa Mais IDH. Os banheiros, construídos e certificados pela CAEMA, são estruturas de alvenaria com caixa d’água, pia, chuveiro, vaso sanitário e revestimento, área de lavanderia com pia lavatório, fossa séptica e sumidouro.

Dentre os moradores que receberam os kits sanitários, Flávio das Neves do Nascimento, 43 anos, é só felicidade com o novo banheiro, e brinca que sua esposa tem mais cuidado com este compartimento da casa do que com os outros, agora. “O banheiro tá aqui limpinho, todo cheiroso. Nunca pensei ter um banheiro desse em casa por falta de condições, até comecei a fazer um mas não tive como levar pra frente. Então, só me resta agora cuidar e agradecer à CAEMA, ao Governo e a quem mais ajudou a gente a ter esse banheiro bom aqui em casa”, relatou.

Os kits sanitários são equipamentos construídos como parte integrante das ações estratégicas do Plano Mais IDH, visando diminuir o número de banheiros inadequados e que apresentam risco à saúde, proporcionando maior qualidade de vida para a população com o combate a doenças de veiculação hídrica. 

Durante o Dia D Mais IDH, os kits sanitários também foram entregues em outras cidades com menor IDH no estado. Vinte e três kits sanitários foram entregues em Belágua; Santana do Maranhão ganhou 29 unidades e Araioses agora tem 23 banheiros exclusivos que permitirão que famílias tomem banho, escovem os dentes e cumpram várias outras etapas de higiene e necessidades pessoais com dignidade.

Ao todo, os seis mil kits que estão sendo construídos pelo Governo do Estado, através da expertise técnica da CAEMA, municípios representam um investimento de R$ 60 milhões, com objetivo de diminuir o déficit de banheiros ou sanitários de uso exclusivo nas residências maranhenses e também de mudar a realidade destas localidades a partir dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), dando melhores condições de vida a essas populações.

Deste total de seis mil kits, 1.000 unidades entraram em construção na primeira, em lotes de 200 kits para cada uma das 18 primeiras cidades elencadas para recebê-los. Até agora já foram concluídos 185 kits, outros 100 estão em finalização e 340 seguem com obras em estado avançado.

CAEMA normaliza abastecimento para moradores da região Itaqui-Bacanga

A Companhia de Saneamento e Esgoto do Maranhão (CAEMA), por meio de equipes da Gerência do bairro Anjo da Guarda, normalizou o abastecimento de água para os moradores do Itaqui-Bacanga. A equipe da CAEMA conseguiu solucionar em menor tempo possível um vazamento em uma rede adutora, ocorrido no último sábado (13), na rua Colômbia, que impossibilitou o abastecimento na região. Após o término da manutenção, ainda na segunda- feira (15), foi iniciada a recarga da rede, para que a água chegasse de forma gradativa a todas as localidades afetadas.

Com o Dia D Mais IDH, Governo entregou novo sistema de abastecimento para Água Doce do Maranhão

A entrega de diversas obras, bem como serviços disponibilizados aos moradores do município de Água Doce do Maranhão, durante o sábado (20), em razão do Dia D Mais IDH, se transformou em uma verdadeira festa de mobilização social mostrando que é possível levar até os lugares mais distantes do estado, e comunidades menos assistidas, benefício para melhorar a vida de quem precisa de ajuda do Estado.

Distante cerca de 450 quilômetros da capital, Água Doce do Maranhão recebeu um novo Sistema Universalizado de Abastecimento de Água o que vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. A entrega foi feita pelo diretor presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), Carlos Rogério Araújo, que na ocasião representou o governador Flávio Dino. A solenidade foi acompanhada pelo secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, e pela prefeita da cidade, Thalita Dias, além de outras autoridades.

As obras e serviços disponibilizados nos municípios durante o Dia D integram as ações do Plano Mais IDH que está mudando a vida de milhares de maranhenses, com políticas públicas para alterar positivamente os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). O sistema de abastecimento entregue em Água Doce do Maranhão conta com um grande reservatório metálico, com capacidade para 100 mil litros, capaz de abastecer a cidade de maneira satisfatória até o ano de 2045.

O sistema de abastecimento é composto por um poço perfurado e estruturado para captar água em condições técnicas ideais evitando contaminação, com cerca de com 42 metros de profundidade, apresentando uma vazão de 15.000 litros/hora. Foi implantada uma nova rede de abastecimento expandindo a rede já existente de 7.245 metros para 13.549 metros de novas tubulações, o que resultou também em 892 novas ligações domiciliares beneficiando centenas de famílias com água nas torneiras.

Com os investimentos para execução de intervenções estratégicas foi possível um impacto imediato na segurança hídrica do município, aumentando o abastecimento de água em 87% na cidade, e proporcionando uma garantia de abastecimento a todos os cidadãos de maneira satisfatória.

O Governo do Estado também entregou em Água Doce do Maranhão um total de 20 kits sanitários – banheiro composto por estruturas de alvenaria com caixa d’água pia, chuveiro, vaso sanitário e revestimento, área de lavanderia com pia lavatório, fossa séptica e sumidouro.

Os kits são equipamentos construídos como parte integrante das ações estratégicas do Plano Mais IDH, visando diminuir o número de banheiros inadequados e que apresentam risco à saúde, proporcionando maior qualidade de vida para a população com o combate a doenças de veiculação hídrica. Durante o Dia D Mais IDH, os kits sanitários também foram entregues em Belágua (23), Santana do Marnhão (29) e Araioses (23).

Durante as ações do Dia D em Água Doce do Maranhão foram distribuídas cestas básicas com produtos cultivados por agricultores que recebem apoio do Governo do Estado; houve ato simbólico para doação de kits agrícolas; palestras para educação sanitária; atendimentos como aferição de pressão, teste de glicemia, testagem rápida para HIV e Sífilis realizados pela Força Estadual de Saúde (Fesma); dentre outros serviços.

Esta foi a segunda edição do Dia D, que integra as ações do Plano Mais IDH, beneficiando nesta etapa 13 municípios: Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Araioses, Belágua, Cajari, Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Milagres do Maranhão, Santana do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São João do Caru, São Raimundo do Doca Bezerra e São Roberto.

Caema lança aplicativo para facilitar serviços ao consumidor

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) disponibiliza o Caema Mobile aos seus usuários. É uma nova ferramenta que facilita e aprimora o atendimento aos clientes. O aplicativo pode ser acessado por meio de download na loja de aplicativos do Google (clique aqui) para dispositivos Android versão 5.0 ou superior.

O cliente pode informar problemas que identificar nas redes de distribuição de água potável ou obstrução em pontos das redes coletoras de esgoto, o que garante mais eficiência e rapidez na tomada de medidas para solucionar os problemas apresentados.

O novo canal de comunicação poderá ser utilizado pelos usuários a qualquer hora do dia ou da noite. Permite acesso a serviços que poderão ser solicitados on-line. Por meio do Caema Mobile, o usuário tem acesso a emissão de segunda via, consulta de pagamentos efetuados e pode conhecer e acompanhar seu histórico de consumo.

A coordenadora de Micromedição, Ana Amélia Rabelo, que atua junto a Gerência de Comercialização (CCRC), ressalta que é importante o cliente acompanhar o seu consumo. “É um meio de controle de gastos e incentiva, inclusive, um consumo cada vez mais consciente e responsável, por parte dos clientes”.

“Acompanhando o histórico, ao longo dos meses, o cliente pode ter em mente seu consumo médio e atestar a confiabilidade da cobrança pelo uso do hidrômetro. Essa postura permite, também, implantar medidas em casa para utilizar água tratada de modo mais consciente e ajustar consumo ao número de pessoas, e ao orçamento doméstico, diminuindo por exemplo, tempo de torneiras e chuveiros ligados enquanto se lava louças, escova os dentes, ou se toma banho, resultando em redução de gastos e perdas”, disse Ana Amélia Rabelo.

O Caema Mobile tem um espaço voltado à interação dos usuários junto a Companhia. O objetivo de disponibilizar esse recurso é combater o desperdício de água potável. Por meio do item chamado Informar Vazamento é possível informar, em tempo real, problemas nas redes de distribuição.

“Este aplicativo foi pensado para que a população seja parceira da companhia na luta pela utilização e uso racional da água, na busca por melhorias dos serviços de coleta e tratamento de esgoto”, aplica Manoel Paulo. Ele disse que, por meio desse recurso é possível repassar denúncias de fraudes, informações e registros de vazamentos, situações de falta de água em pontos isolados, entre outras situações.

Manuel Paulo afirmou que esse espaço pode ser utilizado sem a necessidade do usuário vincular com a matricula. É uma maneira dos usuários ajudarem as equipes técnicas da Caema a identificarem melhor os pontos e locais das ocorrência de problemas, por meio do envio de fotos e localização via GPS. “Isso garante que as equipes possam atuar de forma mais rápida, precisa e eficiente”, adisse Manoel Paulo.

O Caema Mobile fornece, também, a localização das Gerências de Negócios da Caema em São Luís e no interior do Maranhão, campo para envio de e-mail, SAC, Ouvidoria, site e loja virtual.

Serviços oferecidos pelo Caema Mobile:

  • Segunda Via de Fatura (em PDF);
  • Copiar código de barras ;
  • Envio de fatura por e-mail;
  • Consultar Histórico de Pagamentos Efetuados;
  • Acompanhamento de Histórico de consumo;
  • Solicitação de Religação;
  • Acompanhamento de Serviços;
  • Denúncia de Fraude;
  • Registro de Vazamentos;
  • Registro de Falta de Água.

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