CAEMA REVITALIZA SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DO SACAVÉM E PACIÊNCIA

 

Visando aumentar a produção e a oferta de água para os usuários na capital, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA vem realizando obras e serviços de ampliação e revitalização dos sistemas de abastecimento do Sacavém e Paciência. A iniciativa faz parte do Programa Emergencial do Governo do Estado do Maranhão.

O Sistema Produtor Sacavém vem sofrendo manutenção preventiva e corretiva na subestação elétrica e reforma civil como: substituição de disjuntores e muflas para dar maior confiabilidade de funcionamento do sistema elétrico; serviços de recuperação do prédio da subestação; recuperação dos poços (limpeza e desenvolvimento); retiradas de vazamentos em registros, dentre outros. A finalidade é reduzir as paradas indesejadas causadas por quedas na corrente elétrica, especialmente no período chuvoso. Os serviços de manutenção e revitalização se estendem também às elevatórias de água bruta e água tratada do referido sistema.

Com as melhorias do Sistema Produtor Sacavém serão beneficiados os moradores dos bairros do Centro, São Pantaleão, Madre Deus, Goiabal, Codozinho, Vila Bessa, Belira, Lira, parte da Areinha, Macaúba, Apicum, Camboa, Vila Bangu, Diamante, Vila Passos, Coréia de Baixo, Coréia de Cima, Sítio do Meio, Alto da Boa Vista, Retiro Natal, Liberdade, Tomé de Sousa, Fé em Deus, Floresta, parte do Monte Castelo Apeadouro, Irmãos Coragem, Bairro de Fátima, Bom Milagre, Parque Amazonas, Alemanha, Caratatiua, Vila Ivar Saldanha, Alto da Vitória, João Paulo, Jordoa, Vila Palmeira, Barreto, Túnel do Sacavém, Santa Cruz, Vera Cruz, Cutim, Radional, Coroado, Coroadinho, Vila Conceição, Bom Jesus, Vila dos Frades, Parque Timbira, Alto do Parque Timbira, Parque Pindorama, Parque dos Nobres, Conjunto São Sebastião, Bairro Primavera, Sítio do Pica Pau Amarelo, Redenção, Barés, Filipinho, Sítio Leal, Sacavém, Coheb do Sacavém, Salina do Sacavém e Santo Antônio.

O Sistema Paciência também está passando por trabalhos de manutenção elétrica, além da perfuração de quatro novos poços que irão incrementar a oferta de água para os moradores dos bairros Cohabs I, II, III e IV; Cohatracs I, II, III, IV e V; Conjunto Primavera; Alvorada, Cohabiano, Conjunto Araçagy I, II e III; Residencial Itaguará I e II; Residencial Planalto Anil I, II e III; Jardim das Margaridas; Aurora; Planalto Aurora; Forquilha; Vila Isabel Cafeteira; Anil; Cruzeiro do Anil; Vila Botafogo Anil; Brasília do Anil, Pão de Açúcar; Alto do Pinho; Jardim de Fátima; Conjunto Santos Dumont; Parque Aurora e Trizidela da Maioba.

De acordo com o gerente de Obras da Companhia, engenheiro Marco Aurélio Diniz, além da perfuração e instalação de um novo poço, está sendo construído no Sistema Paciência I, um reservatório semi- enterrado com capacidade para 2 milhões de litros de água, uma casa de bomba, uma elevatória de água tratada e uma subestação elétrica. Ele disse ainda que no Sistema Paciência II serão perfurados e montados três novos poços, um reservatório de 500 mil litros, uma adutora de água bruta, além de melhorias na estação elevatória de água bruta. Com a perfuração dos quatro novos poços haverá um incremento de vazão da ordem de 800 metros cúbicos por hora.

Para o presidente da CAEMA, engenheiro João Reis Moreira Lima, essas obras contribuirão para aumentar a disponibilidade de água para a população. “Como o inverno deste ano foi escasso, o nível de água dos reservatórios baixou e o Governo do Estado, por meio da CAEMA, está tomando todas as medidas possíveis para evitar que aconteça um colapso na cidade. Estamos fazendo esse incremento de vazão perfurando e recuperando poços”, disse, explicando que, para a execução dos serviços é necessário a interrupção no fornecimento de água por determinado período, o que está sendo feito de forma programada para evitar maiores transtornos à população.  

O recurso financeiro para todas essas ações é proveniente do Ministério da Integração, captado por meio de convênio celebrado com o Governo do Estado, cuja gestão é de responsabilidade da Defesa civil. As obras serão concluídas em até 6 meses.

SISTEMAS DE ABASTECIMENTOS DE ÁGUA DO INTERIOR RECEBEM MELHORIAS

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA continua investindo nos sistemas de abastecimentos de água no interior do Estado, visando melhorar a oferta do líquido à população interiorana e também melhorar a qualidade dos serviços prestados. Nessa etapa serão beneficiados com manutenção preventiva e corretiva os sistemas dos municípios de Lorêto, São Bernardo e Pinheiro, enquanto os moradores de Bacuri e Senador La Roque são contemplados com a perfuração de novos poços.

Para Lorêto e São Bernardo foram adquiridos dois bombeadores, que substituirão os que estão sendo usados atualmente nas estações de tratamento daquelas cidades. Com o passar do tempo os equipamentos  sofrem desgaste natural pelo uso contínuo, o que leva a uma perda de vazão, ou seja, à diminuição do fluxo de água bombeado. Com a instalação do novo bombeador, cada bomba terá um aumento de vazão da ordem de 100 metros cúbicos por hora, com água potável para mais de 15 mil pessoas. 

O município de Pinheiro receberá materiais elétricos necessários à  manutenção dos quadros de comando da estação de captação de água bruta e também da estação elevatória de água tratada. Os quadros de comando são compostos por equipamentos de segurança como relé, supervisor de fases e conectores, que preservam a bomba em casos de curto circuito e oscilações na corrente elétrica. Essa medida preventiva garante uma prestação de serviço de qualidade, evitando o desabastecimento da população.

Em Senador La Roque será perfurado um poço com vazão de 100 metros cúbicos por hora, que abastecerá os bairros Alice Nunes, Santa Luzia, Salomão Cury Rade e parte do Centro, levando água potável a cerca der 600 domicílios, que corresponde a aproximadamente 3 mil pessoas. A previsão para conclusão da obra é de 60 dias.

Na cidade de Bacuri será aberto um poço com vazão de 30 metros cúbicos por hora, que abastecerá o Centro da cidade, proporcionando água tratada para aproximadamente 1.200 domicílios, atendendo a uma estimativa de 60 mil pessoas. Também será realizada a substituição da rede de distribuição de água nos trechos que estão fora das normas técnicas, pois em alguns locais a  espessura dos canos é menor que o padrão, fazendo com que o fluxo de água colocado a disposição da população seja menor. Essa medida contribuirá para aumentar a disponibilidade de água, atendendo assim toda a sede do município.

Para o gerente de Obras da CAEMA, engenheiro Marco Aurélio Ayres Diniz, esses investimentos vão melhorar a qualidade dos serviços prestados pela empresa e satisfazer a necessidade da população de receber em suas residências a água tratada. “A maioria das doenças de veiculação hídrica é causada pela água poluída ou pela falta de água tratada. Isso porque as pessoas procuram outras fontes, que não são as oferecidas pela CAEMA que disponibiliza água de qualidade”, declara.

ENGENHEIRO DA CAEMA LANÇA LIVRO SOBRE HISTÓRIA DO SANEAMENTO EM SÃO LUÍS

Em clima de festa, o gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, engenheiro Raimundo Nonato Medeirosrealizou às 19 horas do dia 26 de julho, no Palácio Cristo Rei (UFMA), o coquetel de lançamento do seu 4º livro, cujo título é “Donana Jansen e a água encantada”.

A obra conta a história do primeiro sistema de abastecimento de água de São Luís, bem como o primeiro sistema convencional de bombeamento de água utilizado. Antes disso a distribuição de água era feita por meio das carroças de Ana Jansen, que vendia água transportada por seus escravos. A narrativa acontece de forma lúdica, isto é, o autor escreve uma peça teatral, uma comédia, para narrar o fato.

Essa é também uma forma de Medeiros render seus tributos à Capital Maranhense que comemora o seu Quarto Centenário no mês de setembro deste ano. “Este livro foi feito para homenagear. É uma homenagem pessoal minha, pelos 400 anos da cidade de São Luís”, comenta.

Raimundo Medeiros, que é escritor e membro da Academia Caxiense de Letras, é autor das obras        Rio Itapecuru: águas que correm entre pedras; Água no Saneamento; O meu compromisso com a Academia. Existem outros projetos literários em andamento.

O evento contou com a participação de colaboradores de diversas Gerências da Companhia, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – Seção Maranhão (ABES-MA) e do público em geral.

ASSESSOR DA CAEMA PARTICIPA DE SEMINÁRIO NA FIEMA

O assessor da Presidência da Companhia de Saneamento Ambiental – CAEMA, engenheiro Carlos Rogério Araújo, participou do Seminário de Sensibilização e Capacitação sobre a Política Nacional de Saneamento Básico e os Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que foi realizado de 24 a 26 de julho no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA).

O encontro teve por objetivo buscar junto ao Ministério Público o remanejamento do prazo de elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos (PMRS), que consiste em ter como prioridade as metas de não gerar lixo, reduzir, reutilizar, reciclar e tratar de forma correta o destino final dos resíduos sólidos, de agosto de 2012 a dezembro de 2013.

A elaboração do Plano Municipal dos Resíduos Sólidos acontece em cumprimento à Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Segundo a Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público do Maranhão, o não cumprimento da Lei, obrigatória a todos os municípios, poderá resultar em sanções administrativas, civis e criminais além de cortes nos repasses públicos para o município.  

Durante o seu discurso na abertura do evento, o engenheiro Carlos Rogério ressaltou que o descarte correto do lixo contribuirá também para a melhoria dos serviços prestados pela Companhia, uma vez que o mesmo causa sérios problemas operacionais tanto na área de esgotamento sanitário como no abastecimento. “Quando se descarta o lixo de forma incorreta, ele vai parar na rede coletora de esgoto, causando obstrução e extravasamento, além de contaminar os mananciais de onde a CAEMA faz a captação da água, dificultando a questão do tratamento. O lixo é maléfico tanto para os sistemas de abastecimento como para o esgotamento sanitário das cidades, dentre outros problemas que pode causar”, disse. 

O evento promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses - CONLAGOS, foi direcionado para os 217 municípios do Estado do Maranhão e contou com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério das Cidades (MCID), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República (SAF-PR) e Secretarias de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID).

Como resultado final dos trabalhos, o CONLAGOS, a SECID, a SEMA e os gestores municipais irão aprovar a Carta de São Luís, onde reafirmam o compromisso político com as Políticas de Saneamento e Resíduos Sólidos. O documento visa também à elaboração de Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos através da formação de consórcios públicos, como instrumento de gestão. 

3º FÓRUM DE COMERCIALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO

 

A Diretoria de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA realizou nos dias 6, 7 e 8 de agosto, no auditório da Sede, o 3º Fórum de Comercialização dos Serviços de Água e Esgoto, cujo tema foi  ”Normas e Padronização de Procedimentos na Área Comercial”.

A finalidade foi normatizar e padronizar os procedimentos da área comercial como: processos comerciais; política comercial e regulamento de serviços visando uma uniformidade no atendimento ao cliente, para que todas as Gerências de Negócios adotem procedimentos iguais no atendimento ao cliente.

Durante os três dias foram discutidos assuntos relacionados a Processos Comerciais, com a mediação do Gerente de Negócios de Pedreiras, engenheiro José Antonio Ribeiro Bastos; Política Comercial, que teve como facilitador o Gerente de Negócios da Cohab, contador Ismário Nunes; Regulamento de Serviços, apresentado pelo superintendente Comercial de Relações com o Cliente, engenheiro Clenilson Novaes; Questões Legais, exposto pelo Gerente Comercial, analista de Sistema Ygor Silva; Arranjos Setoriais nas Unidades e Questões Diversas foram conduzidos pelo gerente de Negócios do Vinhais, engenheiro João Serra.

Para o ouvidor da Companhia, tecnólogo em Informática Sérgio Anchieta, o Fórum contribuiu para a aplicação das normas e procedimentos já existentes na CAEMA para melhorar o relacionamento com o cliente. “Com a padronização haverá uma melhoria nos serviços da área comercial e no atendimento aos clientes, uma vez que todos trabalharão de uma mesma forma”, explica.

A partir das questões levantadas no encontro, será elaborado um documento final com propostas de alterações e atualizações das normas e regulamentos de serviços. Esse documento será apresentado à Diretoria da empresa com as reivindicações e as sugestões de modificações a fim de serem apreciados e aprovados pela mesma.

Participaram do Fórum, Gerentes de Negócios da capital e interior; Chefes de Lojas de Atendimento; Coordenadores Comerciais da capital e interior e Assessores das Diretorias, totalizando 50 pessoas.

 
 

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