Contas atrasadas de água podem ser pagas sem juros e com desconto no Maranhão

O governador Flávio Dino editou Medida Provisória que autoriza descontos no pagamento de contas de água atrasadas em todo o Maranhão. Vale tanto para moradores quanto para empresas. A ideia é ajudar os contribuintes a regularizar a situação e entrar em 2019 sem pendências.

A Medida Provisória institui o Programa Especial de Regularização de Débitos junto à Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). O programa também está sendo identificado com o slogan Fique em Dia com a Caema.

São diversas faixas de descontos:

  • Para quem pagar à vista: desconto de 100% nos juros e na multa e desconto de 30% no valor principal da dívida (o valor que está na conta).
  • Para quem parcelar em 3 vezes: desconto de 100% nos juros e na multa e desconto de 20% no valor principal da dívida (o valor que está na conta).
  • Para quem parcelar em 6 vezes: desconto de 100% nos juros e na multa e desconto de 10% no valor principal da dívida (o valor que está na conta).

No caso do parcelamento, o valor de cada parcela não pode ser menor do que R$ 100.

Podem entrar no programa todas as contas vencidas até o dia 27 de novembro deste ano. Os consumidores podem aderir ao Fique em Dia com a Caema até 31 de janeiro de 2019.

Para aderir, o cliente deverá comparecer a qualquer uma das unidades de negócios da Caema na capital e no interior, além dos postos de atendimento do Viva e Procon.

Na capital, as unidades ficam no Centro, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Cohatrac e Vinhais, além de unidades de atendimento nos Vivas/Procon.

No interior, a adesão ao Programa pode ser feita em uma das nove gerências regionais, localizadas em Imperatriz, Itapecuru, São João dos Patos, Pedreiras, Coroatá, Pinheiro, Presidente Dutra, Chapadinha e Santa Inês, além de escritórios de atendimento nas cidades que contam com sistemas de operação.

De acordo com o diretor Comercial da Caema, Carlos Alberto Martins, a importância deste tipo de negociação está atrelada a vantagens ao consumidor e propicia melhorias na relação comercial diária com os clientes: “Estas ações são importantes para que se possa manter em dia as intervenções, a boa convivência e relação de confiança amigável entre a Companhia e aqueles que recebem o serviço prestado”.

CAEMA apresenta investimentos e avanços no saneamento básico do Maranhão a integrantes de missão francesa

Na última sexta-feira (30), a diretoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) recebeu a visita de integrantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), uma missão que veio ao Maranhão para conhecer os avanços obtidos com os recentes investimentos em abastecimento e saneamento básico realizados pelo Governo do Estado, por meio das ações da CAEMA. Durante a conversa, também foram discutidos investimentos futuros que podem vir a ser realizados no estado com o apoio do governo francês.

Acompanhados do secretário Enos Ferreira, da Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais do Maranhão (Sepe), os integrantes da Agência Francesa de Desenvolvimento foram recepcionados pelo presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo; pelo diretor de engenharia e meio ambiente, João José Azevedo; e pelo diretor de operação, Manutenção e atendimento ao cliente, André dos Santos Paula, entre outros chefes de setores estratégicos da empresa.

A visita, de caráter técnico e com o objetivo de captação de novos recursos e apoio à projetos nesta área, concretiza a primeira parte das negociações junto à Agência de Desenvolvimento, cujas tratativas foram iniciadas no primeiro semestre de 2017. A comitiva da AFD trouxe ao estado trêsrepresentantes do órgão, entre eles, o Chefe de Projetos de Água e Saneamento da AFD França, Jean Edouard Martin e Rogério Barbosa, gestor de Projetos AFD Brasil, para tomar conhecimento dos projetos, situação financeira e ações da CAEMA.

Além do representante da Sepe e da CAEMA, como proponente dos projetos para aporte de recursos, também participaram das conversas outras secretarias e órgãos do governo, como a Secretaria de Planejamento e Orçamento do Maranhão e a Secretaria Municipal de Articulação Institucional.

 

O presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo, classificou a reunião como muito positivas. “Isto faz parte de uma postura determinada do Governo do Maranhão em buscar cada vez mais parcerias para alavancar os níveis e percentuais de saneamento básico no estado, mudando os aspectos sociais e econômicos nesta área e a qualidade de vida do cidadão de forma prática e efetiva”. 

CAEMA realiza palestra pela Campanha Novembro Azul

A DG/Serviço Social da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) realizou, na sede, uma palestra educativa em alusão à Campanha Novembro Azul. A ação teve como parceiros o Hospital Aldenora Bello e o SESC, reunindo servidores para receber orientações de prevenção voltadas à saúde do homem e, ainda, tirar dúvidas acerca do câncer de próstata e de pênis.
 
Mayra Araújo, enfermeira do Hospital do Câncer Aldenora Bello, foi a facilitadora da palestra e incentivou os servidores a driblarem o preconceito e buscarem ajuda médica como medida preventiva, bem como quando surgirem quaisquer alterações. “O homem tem que dar atenção à sua saúde durante todo o ano e aproveitamos a Campanha Novembro Azul para intensificar as ações que incentivam a prevenção do câncer de próstata. É importante também para quebrar preconceitos, a fim de estimular o cuidado que esse homem deve ter com a sua saúde. É muito importante a adoção de hábitos saudáveis como aliada na prevenção e, claro, não deixar de visitar o médico urologista, principalmente depois dos 45 anos de idade. Sem contar que atitudes simples, como o cuidado com a higiene, aumentará as chances de uma vida mais saudável”, esclareceu.
 
Cláudio Pacheco, funcionário da Companhia, avaliou positivamente a Ação. “São sempre muito válidas essas ações promovidas na empresa, que ressaltam o comprometimento com a nossa saúde e hoje foi uma ótima oportunidade para nos conscientizarmos sobre a prevenção, pois tivemos acesso à várias dicas de cuidados com a saúde”, declarou.
 
Essa é mais uma atividade que faz parte do calendário institucional da CAEMA voltada para maior qualidade de vida e saúde dos servidores e, desta vez, foi especialmente para o público masculino da Companhia. Jacira Sousa, coordenadora do Serviço Social, falou sobre a iniciativa. “Essa ação é, além de tudo, uma forma de valorizar ainda mais nosso corpo funcional, pois o funcionário com a saúde em dia e muito bem orientado, também é compromisso nosso. Daí a importância de trazer para dentro da empresa essas ações, que orienta e amplia o conhecimento da prevenção e dicas de uma vida mais saudável”. Completou Jacira que, ainda falou sobre outras ações do Novembro Azul, que serão promovidas em outras unidades da CAEMA por todo o Estado.
 
Após a palestra, os servidores aproveitaram um coffee break, oferecido pelos organizadores da palestra e, ainda, receberam folders com instruções preventivas, bem como o broche que simboliza a Campanha.

Fique em dia

Caema participa de Campanha de Negociação de Dívidas promovida pelo Procon

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) disponibilizará equipes de negociadores durante a Semana de Renegociação de Dívidas, que será realizada entre os dias de 21 e 24 de novembro. A campanha é organizada pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e do Consumidor do Maranhão (Procon/MA).
 
A Caema colocará quatro equipes de plantão durante o horário de funcionamento do evento, das 10h às 19h, nas dependências do Shopping da Ilha, em São Luís. De acordo com a Diretoria de Comercialização e Relacionamento com o Cliente (DC/Caema), todos os casos levados pelo público até os negociadores serão devidamente recebidos e analisados de forma individual, para que se apresente a cada cliente a melhor oportunidade de quitação ou parcelamento.
 
Durante o período, também existe oportunidade de realizar a emissão de documentos como Certidão Negativa de Débitos e outros serviços. Para receber o atendimento e para que se possa proceder com a negociação da dívida, é necessário que o consumidor que compareça ao guichê apresente documentos de comprovação do débito e de documentos de identificação pessoal do titular, como RG, CPF e comprovante de residência.
 
Para as pessoas que tiverem dificuldades de horário, ou de deslocamento até o local do evento, a Caema lembra que suas unidades da capital disponibilizam este tipo de atendimento diariamente. “Aqueles consumidores que não vão poder ir ao local por questão financeira ou devido ao fato de estarem em horário de serviço, nós lembramos que ele poderá se dirigir, mesmo depois de passado o evento, até uma das cinco gerências da capital (Cohatrac, Cidade Operária, Vinhais, Anjo da Guarda e Centro), para fazer a negociação com as mesmas condições”, enfatiza Vanda Almeida, coordenadora do setor de Controle, Fiscalização e Padronização de Relacionamento com o Usuário (CCRCP/Caema).
 
Será a quarta vez que a Caema participa como empresa apoiadora e integrante do evento, que teve sua primeira edição realizada em 2015. No ano passado, a Companhia realizou 300 atendimentos com êxito e negociou mais de R$ 721 mil em débitos de clientes, que deixaram a situação de inadimplência.
 
“A expectativa agora é de que, este ano, mais gente compareça, regularize sua situação junto à Caema e possa desfrutar dos benefícios de descontos e reduções da dívida, para, então, reativar suas ligações de abastecimento de água e recuperar seu crédito na praça de imediato”, afirma Vanda Almeida.
 
 
 

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