



De 11 a 14 de dezembro, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) realizou treinamento com funcionários destinado para atividades como controle, monitoramento e operação de Estações de Tratamento de Efluentes para operadores, analistas, gestores, técnicos e engenheiros ambientais.
Objetivando aprimorar a qualificação dos colaboradores e, consequentemente, melhorar a qualidade da atuação das ETEs, o curso realizado na ETE Vinhais foi ministrado pela Especialista em Tratamento de Efluentes e representante da Acquasolution Consultoria Ambiental, Flavia Marques. De acordo com a especialista, o treinamento teve como intuito o aprimoramento do processo de operação das estações e boas práticas com relação ao controle desses sistemas.
O treinamento contou com um conteúdo programático diversificado sobre o sistema das ETEs, abrangendo temáticas como fundamentos básicos, parâmetros de controle e monitoramento de processo, gerenciamento operacional, custos, indicadores de qualidade, higiene, saúde e segurança, legislação, paradas, inibição, odores, manutenções e ações emergenciais.
Durante o encerramento do curso, esteve presente também o presidente da Caema, Carlos Rogerio Araújo, que na ocasião enfatizou sobre a extrema importância do treinamento. “A capacitação dos empregados visa o aprimoramento de suas habilidades para executar funções específicas, como a técnica de tratamento do esgoto, com resultados positivos para a salubridade ambiental”, disse o presidente.
Para Sergio Mendonça, operador da ETE Vinhais, treinamentos como este são muito importantes para reciclagem de funcionários tanto da área operacional, quanto para área de meio ambiente. "É um curso muito importante para o pessoal da manutenção e, principalmente, e para o meio ambiente, pois devemos lembrar que o efluente que entra na estação deve sempre sair com qualidade depois de tradado", disse o operador.
O Coordenador de Tratamento de Esgoto, Afonso Ligório, enfatizou que o conhecimento absorvido no treinamento deve ser aplicado o mais rápido possível nas operações das estações. “Já tive a oportunidade de visitar empresas de referência na área com a professora Flavia em outros cursos e acredito que este tipo de treinamento é indispensável para os funcionários das ETEs, já que estamos recebendo as melhores orientações para aprimorar o nosso trabalho”, finalizou.
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Investimentos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) que deram uma nova configuração para o Sistema de Abastecimento de Água de Presidente Dutra levaram a justiça do Estado do Maranhão a rever decisão impetrada em 2014, que suspendia faturamento do serviço de fornecimento de água tratada em bairros da sede do município. As obras para reformulação do sistema foram responsáveis por um significativo aumento da quantidade e qualidade da água tratada distribuída aos consumidores.
Para mudar uma realidade encontrada em 2014, a CAEMA, cumprindo determinações expressas do Governo do Estado, iniciou um planejamento para execução de obras emergenciais e medidas que mudassem um cenário negativo devido a diversos fatores, entre eles, condições desfavoráveis para utilização de poços existentes e a falta de investimentos ao longo dos anos anteriores a este período, que submeteram o sistema a condições de insuficiência.
Entre as ações que se intensificaram entre 2015 e 2018, a CAEMA realizou classificação e limpeza de alguns poços que já operavam, visando a melhoria de vazão captada. Além disso, foram perfurados dois novos poços de grande vazão e, ainda, feita a implantação e expansão da rede de distribuição em quase 20 km na sede. Destes novos canos implantados surgiram 300 novas ligações prediais, possibilitando a interligação de residências com a rede de distribuição e, portanto, abastecimento de água potável por parte da CAEMA para casas que não recebiam água.
Também há ainda em curso outras obras de melhoramento contínuo do serviço prestado. Destaque para perfuração de mais um poço profundo com vazão de 100 mil litros por hora, que será posto em operação brevemente, suprindo a parada de um antigo e importante poço (P-14), que hoje tem problemas de grande quantidade de ferro dissolvido. De acordo com Luciano Cavalcante, gerente Regional da CAEMA em Presidente Dutra, este novo poço com profundidade de 300 metros vai abastecer uma grande região, incluindo a área do Socorrão e adjacências.
“Todas essas atitudes resultam em uma reconfiguração e constante aprimoramento de operação do sistema, levando mais água para atender a população de diversas áreas e também em locais onde havia desabastecimento”, explica.
Com a nova configuração, a CAEMA, voltará a contar com o faturamento nas áreas da cidade que estavam sob suspensão. Luciano ressalta que o faturamento nesses bairros será um suporte imprescindível para manter a qualidade dos serviços. Será cobrado o fornecimento em 10 bairros que tiveram melhorias concretas de maneira direta ou indiretamente devido a execução das intervenções estratégicas, como o Bom Sucesso, Paranoá, Paulo Falcão, Cohab, Cacau, ainda algumas ruas e áreas do Centro, Campeão, Fátima, Campo Dantas e São José.
O gerente Luciano Cavalcante esclarece ainda que, dentro de todo esse conjunto, a população como maior beneficiada pelo sistema, tem participação direta na manutenção e continuidade dos serviços. Por meio do pagamento de seu consumo, ela ajuda a cobrir custos de tratamento e distribuição dos volumes de água potável que recebem em suas torneiras.
“Juntamente com o uso de hidrômetros para aferição do consumo mensal, o pagamento das faturas também ajuda no controle do desperdício da água tratada. Antes que a água chegue às torneiras das casas, uma série de custos indispensáveis para fornece-la ao consumo humano precisam ser pagos”, sintetiza Luciano.
A cobrança foi autorizada pela Justiça e já entrará em vigor em janeiro de 2019. Como forma de preservar e otimizar os valores investidos no processo de tratamento, a CAEMA em Presidente Dutra começará também em janeiro do ano que vem, um amplo e forte trabalho de hidrometração.
“Hoje nós temos um universo de 3.428 ligações hidrometradas em nossa rede, o que representa 30% de ligações de água potável. Nós queremos, a partir de janeiro, trabalhar na conscientização da importância, bem como, na implantação deste equipamento junto aos nossos usuários, para que possamos alcançar o controle do consumo em todas as ligações em áreas atendidas pela CAEMA”, disse Luciano.
Visando oferecer melhor atendimento aos seus clientes, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) entregou, na última sexta-feira (07), a reforma da loja de atendimento situada no bairro Vinhais. Os consumidores contarão com a nova área a partir desta segunda-feira (10).
Com a reforma, a unidade se tornou acessível para portadores de necessidades especiais, além de receber nova fachada, substituição de refrigeração e outros pontos estruturais. Um novo mobiliário também está sendo adquirido para a unidade. Segundo Ygor Frazão, Gerente de Comercialização da Companhia, o espaço agora conta com um terminal de autoatendimento que, através do sistema online Loja Virtual, os consumidores poderão solicitar diversos serviços comerciais sem precisar esperar pelo atendimento presencial. O diretor de engenharia e meio ambiente, João José Azevedo, enfatizou que a reforma auxiliará principalmente os funcionários na realização dos atendimentos presenciais. “É importante este momento, pois, melhorando os espaços da empresa, os trabalhadores também serão beneficiados, estando em um ambiente que eles desejam estar”, destacou o diretor.
O presidente da Companhia, Carlos Rogério Araújo, enfatizou que a nova estrutura também irá auxiliar no relacionamento com o cliente durante a Campanha Fique em Dia com a Caema, pois estima-se que, durante a ação, será realizado um maior número de atendimentos presenciais de negociações em todas as unidades. “Outras unidades também estão passando por reformas e, com isso, pretendemos dar mais conforto e comodidade aos nossos clientes”, disse.
A Campanha Fique em Dia com a Caema é voltada para negociação para débitos de água e esgoto. Podem aderir ao programa todos os consumidores que possuírem débitos vencidos até o dia 27 de novembro deste ano, incluindo parcelamentos anteriores. Dentre as oportunidades concedidas através da Medida Provisória editada pelo Governo Flávio Dino, o consumidor que desejar pagar à vista recebe 30% de desconto do valor principal da dívida, além de desconto de 100% em juros e multas. Para quem preferir parcelamento, as opções permitem que o pagamento seja feito em 3 ou 6 vezes. Nas duas, há desconto de 100% dos juros e multas acumuladas. Com o parcelamento em 3 vezes, o desconto do valor principal da dívida é de 20%, e para parcelamento em 6 vezes o desconto do valor principal é de 10%. A data limite para adesão à Campanha é até o dia 31 de janeiro de 2019.
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