[PASSO A PASSO] Como Pagar Fatura de Água nos Terminais Autoatendimento BB

Como pagar sua fatura de água nos Terminais Autoatendimento BB


1) Cliente de outro banco insere o seu cartão com função de débito ativa em um terminal Banco do Brasil.

2) Em seguida, seleciona a opção de pagamento que vai aparecer na tela.

3) E, na seqüência, seleciona a opção Pagamento de Contas.

4) Aí é só posicionar o documento na leitora do Terminal para o registro do código de barras. O código deve estar virado para cima. Também é possível digitá-lo manualmente.

5) Informe o CPF e o telefone de quem está efetuando o pagamento.

6) Confira as informações, digite sua senha e pronto.

Agora é só aguardar a confirmação e receber o comprovante.

Localize uma agência Banco do Brasil:

Acesse bb.com.br > Atendimento > Encontre um BB perto de vocè.

Os terminais do Banco do Brasil estão programados para esse serviço durante todo o periodo de restrições impostas ao combate do COVID-19.

* O lançamento no seu extrato aparece como conta a débito, com o valor e data do pagamento.

** Para emissão de segunda via, o usuário só precisa ir a qualquer Terminal Banco do Brasil com o mesmo cartão utilizado, escolher a opção Segunda via de comprovante e informar o CPF utilizado na transação desejada.

Entenda a sua conta

CAEMA passa a emitir fatura no momento da leitura

Com o objetivo de agilizar a geração da fatura dos seus clientes, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) deu início a implantação do Microcoletor com impressora portátil, que imprime a conta no momento da leitura do hidrômetro. O novo sistema também atualizará a situação cadastral do consumidor quando necessário e reduzirá o tempo entre a coleta dos dados da leitura e o envio da conta para as residências.
De acordo com o gerente de Comercialização da CAEMA, Ygor Frazão, atualmente o processo ocorre da seguinte maneira: um colaborador da Companhia realiza a leitura do hidrômetro e encaminha os dados à gerência em questão, para fazer um procedimento chamado “consistência”, que compara as informações da leitura e dos valores para confirmar se estão corretos. A partir daí, esses dados são encaminhados para a gráfica, que imprime as contas e voltam para a gerência que, por sua vez, as enviará às residências. Todas essas etapas, que levam cerca de 15 a 20 dias, serão resumidas em apenas alguns minutos com o Microcoletor.
“Para a Companhia, um processo que atualmente em termos de tempo demora de 15 a 20 dias, será realizado na hora. O funcionário será enviado, fará a leitura, realizará naquele momento a Consistência pelo sistema e gerará a fatura. Além disso, o sistema que roda no coletor já está pronto para atualizar a situação cadastral do consumidor caso necessário. Com isso, nossos colaboradores terão mais tempo para se dedicar a outras atividades e quanto aos nossos clientes, as contas serão antecipadas e haverá um prazo maior para pagamento das mesmas, pois vamos funcionar em um regime de maior celeridade”, explicou o gerente de comercialização, Ygor Frazão.
A medida foi posta em prática pela primeira vez na última segunda-feira (08), na gerência de negócios do Vinhais e pelos próximos 4 meses já deve atender toda a cidade de São Luís. A previsão é que em 12 meses a ação também seja ampliada para todo o estado, abrangendo as gerências do interior.

Governo do Estado entrega poço para o bairro da Vilinha em Imperatriz

Foi entregue nesta quinta-feira, 18, o poço que abastecerá o bairro da Vilinha, no município de Imperatriz. O poço é um dos quatro garantidos pelo Governador Flavio Dino, em dezembro de 2019. Com o poço da Vilinha, três já foram entregues e o último, na Vila Zenira Fiquene, está com as obras de perfuração iniciada. As obras aconteceram mesmo durante a pandemia e foram feitas em parceria com a Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AGEMSUL) e a administração ficará a cargo da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA).

“Além da perfuração dos quatro poços, o investimento total para a conclusão das obras inclui a urbanização da área de alocação, construção do abrigo de proteção para quadro de comando, aquisição e montagem de equipamentos necessários à operação, como o conjunto motobomba para exploração da vazão disponível, totalizando um investimento de mais de R$3,2 milhões na execução de serviços para construção destes sistemas simplificados”, explica o Presidente da CAEMA, André dos Santos Paula.

No bairro da Vilinha, o poço garante abastecimento no Parque Alvorada, Vila Macedo e Vila Zenira. O poço tubular profundo da Vilinha tem vazão de 80 mil litros de água por hora e garantirá o abastecimento de aproximadamente 9.600 moradores do bairro.

Vale destacar que as obras foram concluídas em meio à pandemia do novo Coronavírus. Mesmo com atividades reduzidas e restrições sanitárias impostas aos profissionais, os trabalhos foram realizados em um curto espaço de tempo, sanando problemas históricos no abastecimento de água das regiões contempladas.

José Francisco Araújo, conhecido como “Seu Zezinho”, mora há 25 anos na Vilinha e conta como era antes da perfuração do poço. “Tinha dia que vinha a água, tinha dia que não vinha, passava semana sem. Agora tá bom, que a água tá direto agora. Tá até subindo pra caixa”, disse satisfeito o morador.

“Seu Zezinho” furou um poço artesiano em sua residência, chegando até a encher baldes para os vizinhos em períodos mais críticos. Nailton Almeida é um desses vizinhos, que vive há quase 10 anos no bairro. “A água só chegava aqui depois da meia noite e 5h da manhã já acabava. Agora a gente já pode desfrutar de água em abundância nas nossas torneiras”, relata Nailton.

Outros investimentos

Desde 2016, o Governo do Estado já investiu cerca de R$30 milhões em obras no município de Imperatriz. Já foram implantados 70 km de rede de distribuição de água para beneficiar moradores de mais de 30 bairros da cidade. Na parte de captação de águas, foram feitas melhorias de pintura, limpeza do canal desarenador, recuperação de muro de contenção, cerca de proteção.

Também foi montada uma bomba nova de 500 CV na captação, que está em funcionamento e produzindo 2.384m³/h. A nova bomba traz mais confiabilidade ao sistema, que pode operar de forma satisfatória mesmo com um nível de água no rio abaixo do considerado normal. A captação também recebeu dois novos transformadores.

Vale destacar ainda a implantação de 11 km de rede coletora de esgoto no bairro Bacuri, um dos maiores de Imperatriz. Também foram reabilitadas cinco estações elevatórias de esgoto e realizada a reabilitação e limpeza das lagoas de estabilização.

CAEMA retomará atendimento presencial na unidade do Centro

A partir da próxima segunda-feira (15), a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) retomará o atendimento presencial a clientes, inicialmente, na unidade do Centro, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, seguindo todas as orientações de distanciamento, proteção e higienização recomendadas pelos órgãos de saúde. No entanto, para ser atendido, o cliente precisará realizar o agendamento pelo site da Companhia (www.caema.ma.gov.br).

De acordo com a coordenadora de atendimento ao cliente da CAEMA, Silvia Cristina Mendes Carvalho, será disponibilizado na entrada da unidade um equipamento de álcool em gel acionável com o pé, para que não seja necessário o contato das mãos com a ferramenta. Ainda durante o horário do almoço, todo o local será higienizado e as mesas de atendimento serão protegidas com uma divisória de acrílico.

Inicialmente, apenas a unidade do Centro realizará o atendimento presencial. Quanto as demais unidades da capital e do interior ainda serão discutidas as medidas para retomada gradual das atividades presenciais, verificando as melhores formas para que se normalizem o mais breve possível.

Alguns serviços, no entanto, poderão ser solicitados através dos canais de relacionamento da CAEMA, entre os quais o Call Center 0800 7010195, WhatsApp (98) 99113-0195, aplicativo CAEMA Mobile e a Loja Virtual no site. Confira abaixo os serviços que podem ser realizados presencialmente e/ou virtualmente.

  1. Negociação - presencial
  2. Falta de água – canais virtuais
  3. Mudança de titularidade – presencial/virtual
  4. Atualização cadastral – presencial/virtual
  5. Resultado de vistoria - virtual
  6. Vazamento - virtual
  7. Segunda via de conta - virtual
  8. Ligação nova - presencial
  9. Desobstrução de esgoto - virtual
  10. Corte e pedido – presencial/virtual
  11. Religação – presencial/virtual
  12. Decreto do governo - virtual
  13. Consulta de débitos - virtual
  14. Pagamento em duplicidade - virtual
  15. Substituição de hidrômetro - presencial
  16. Hidrômetro roubado – presencial
  17. Alterar vencimento - virtual
  18. Abastecimento irregular - virtual
  19. Contestação de valor da conta - presencial

 

 

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