CAEMA inicia atendimento presencial agendado na área Itaqui-Bacanga

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) iniciou, na manhã desta quinta-feira (15), o atendimento presencial agendado em sua Unidade do Anjo da Guarda. Os agendamentos podem ser realizados todos os dias pelo site www.caema.ma.gov.br. O serviço online também está disponível para os atendimentos na unidade do Centro, desde o dia 15 de junho; e nas unidades da Cidade Operária e Cohab, serão iniciados nos dias 3 e 16 de novembro, respectivamente.

Os atendimentos presenciais na unidade do Anjo da Guarda, assim como nas demais, ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e de 14h às 18h. Para ser atendido de forma presencial, o cliente deve acessar o site e escolher o horário e o dia, e comparecer à unidade, sem atraso, no horário e data marcados. A entrada nos locais de atendimento só será possível com o uso de máscara de proteção.

O atendimento nas lojas da CAEMA, nesse período de pandemia, acontece com a metade da capacidade permitida, mantendo o distanciamento entre os clientes e funcionários, bem como em cada guichê de atendimento possui uma proteção. Além disso, a Companhia instalou, na entrada da loja, a cabine de desinfeção.   

“A medida tem como objetivo evitar a aglomeração de pessoas nos locais de atendimento ao público, visto que todas as normas de segurança sanitária estão sendo devidamente adotadas pela Companhia como forma de prevenção à COVID-19. Por isso, reafirmamos que não fechamos nenhuma unidade, estamos apenas , protegendo clientes e funcionários”, explica o diretor presidente da CAEMA, André dos Santos Paula.



Para agendar o atendimento no site da CAEMA, basta acessar a página oficial da Companhia e escolher a opção “Agendamento Online”. No aplicativo, o cliente deve escolher a opção “Agendar Atendimento”. Desde o início da pandemia, a Companhia elaborou um cronograma de reabertura gradual do atendimento presencial e manteve o atendimento remoto, através de seus canais digitais.

“Para a segurança dos nossos funcionários e dos nossos clientes, instalamos cabine de desinfecção sanitária e tomamos todos os cuidados para que tudo seja feito conforme os protocolos sanitários exigidos”, destaca a gerente de Relacionamento com o Cliente da CAEMA, Camila Cruz.

É importante lembrar que muitos serviços realizados pela CAEMA podem ser solicitados pelos seguintes canais de atendimento: Call Center: (0800 7010 195), WhatsApp: (98) 99113 0195 e aplicativo "CAEMA Mobile". No entanto, caso o cliente precise se deslocar até a unidade para ser atendido, o agendamento online é obrigatório.

 

Fonte: CAEMA
Texto: Alan Jorge / Saulo Maclean
Fotos: Hil Neto

Governo amplia sistema de abastecimento de água em São Domingos do Maranhão

Obra passa a beneficiar mais de 2 mil moradores do bairro Gavião com água encanada
 
 
O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), inaugurou, nesta sexta-feira (9), mais um Sistema de Abastecimento de Água em São Domingos do Maranhão, desta vez, na Rua Campo Alegre, bairro Gavião. A nova estrutura beneficia mais de 2 mil moradores daquela comunidade, melhorando, de forma significativa, a qualidade de vida das pessoas que ali residem.
 
O equipamento amplia o serviço de abastecimento de água da cidade, garantindo o funcionamento de 10 poços profundos de grande vazão, no município, o que atende algo em torno de 912 bairros daquela região. “É mais um sistema de abastecimento de água entregue pelo Governo do Estado que, aqui, passa a beneficiar mais de 500 famílias. O abastecimento de água é um serviço essencial para a população, que melhora o desenvolvimento social e humano da comunidade, preservando a saúde das pessoas”, destaca o secretário de Estado de Comunicação Social e Articulação Política (Secap), Rodrigo Lago.    
 
 
O poço, cujo investimento foi no valor de R$ 250 mil e a iniciativa faz parte do Programa Água para Todos, cujo objetivo é melhorar, ampliar e/ou instalar sistemas de abastecimento de água por todo o Maranhão. “É uma satisfação muito grande cumprir com o nosso dever de melhorar a qualidade de vida das pessoas. A inauguração de mais esse sistema de abastecimento, em São Domingos, só mostra o quanto a atual gestão estadual está comprometida em continuar fazendo um trabalho cada vez melhor”, afirma o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente da CAEMA, José Oliveira Ataídes. 
 
Os moradores do bairro Gavião comemoram a chegada da água na comunidade. Francisca Pereira da Silva, de 40 anos, é uma das pessoas beneficiadas. “Antes, quando não tínhamos água, era um sofrimento até para beber. A gente esperava o carro pipa chegar para poder abastecer litros, garrafas, mas agora temos água em abundância e isso é muito bom”, contou a moradora.   
 
Evaldo Facundes, de 52 anos, falou sobre o benefício de ter água no bairro e o quanto isso é importante até para a valorização da comunidade. “Em diversas conversas com amigos, após a chegada da água em nossas casas, houve uma valorização dos imóveis do bairro. Antes, ninguém queria comprar casa aqui no bairro pelo simples fato de que não tínhamos água. Agora a realidade é outra”, afirmou, satisfeito, o morador.
 
Fonte: CAEMA
Texto: Alan Jorge
Fotos: Hil Neto

 

[MÃOS SEMPRE LIMPAS] Projeto segue com instalação de pontos de higienização das mãos em SL

 
 
Entre as inúmeras ações de combate à COVID-19 já desenvolvidas pelo Governo do Estado, uma é destaque pela praticidade e grande eficácia: a instalação de pontos de higienização das mãos. A iniciativa faz parte do projeto ‘Mãos Sempre Limpas’, resultado de uma parceria entre a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) e a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID).
 
A execução do projeto iniciou em junho deste ano e consiste na montagem de lavatórios compostos com pias, água encanada e tratada, além de dispensers de sabão líquido e álcool em gel em locais estratégicos e com grande circulação de pessoas, em São Luís. Até o momento, pelo menos 13 dos 18 pontos de higienização das mãos previstos na primeira fase do projeto já foram instalados e estão em pleno funcionamento.
 
“Nessa primeira etapa, as pias para lavagem das mãos serão instaladas em 18 pontos da cidade. O projeto é de autoria da SECID e conta com a expertise dos técnicos da CAEMA e apoio de internos do sistema prisional que trabalham na Sede e Gerências de Negócios da Companhia. Por isso o projeto é eficaz: ajuda a população a se proteger do vírus e oferece ressocialização”, explica o presidente da CAEMA, André dos Santos Paula.
 
Os lavatórios já foram instalados na Praça Sete Palmeiras (Vila Embratel), Praça do Anjo da Guarda, Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, Feiras do Coroadinho, João Paulo e Ipem São Cristóvão, e Mercado da Vila Palmeira. Completam essa lista parcial a Sede da SECID (Monte Castelo), a Gerência de Negócios da CAEMA do Centro (Beira-Mar), os Restaurantes Populares da Liberdade, Cidade Olímpica e João de Deus, e Viva da Cidade Operária. 
 
De acordo com o titular da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID), Raimundo Reis Neto, o projeto ainda beneficiará pontos estratégicos nos municípios de Paço de Lumiar, Raposa e São José de Ribamar. “É uma medida simples, mas de grandes resultados e que pode salvar vidas, principalmente neste momento de atenção em que os cuidados precisam ser mantidos e redobrados”, frisou o secretário.
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Fonte: CAEMA
Texto: Alan Jorge / Saulo Maclean
Fotos: Hil Neto

 

CAEMA iniciará atendimento presencial agendado no Anjo da Guarda

 
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) iniciará, na próxima quinta-feira (15), o atendimento presencial na Gerência de Negócios do Anjo da Guarda. Nesta retomada, porém, o cliente precisará fazer o agendamento prévio pelo site da Companhia, onde constarão todas as informações relacionadas ao horário do seu atendimento.
 
O atendimento presencial se mantém suspenso na área Itaqui-Bacanga em razão do Decreto Estadual que visa a segurança sanitária dos clientes e dos funcionários da Companhia. Na capital, apenas a Gerência de Negócios do Centro segue o atendimento presencial agendado.
 
“A retomada desse atendimento presencial tem ocorrido de forma gradativa e respeitando todas as medidas de proteção exigidas pelos órgãos públicos de saúde. Foi assim com a unidade do Centro e agora com a do Anjo da Guarda”, explica o diretor presidente da CAEMA, André dos Santos Paula.
 
Por conta desses novos padrões impostos pela pandemia, a CAEMA orienta seus clientes a dar preferência ao atendimento pelos canais de relacionamento da Companhia. São eles: o Call Center: 0800 7010 195; o WhatsApp: (98) 99113 0195; e o aplicativo “CAEMA Mobile”, disponível para Android.
 
Para realizar o atendimento presencial nas Gerências de Negócios do Anjo da Guarda ou do Centro, basta acessar o site da CAEMA: www.caema.ma.gov.br. Nas demais unidades, nos bairros Cohab, Cidade Operária e Vinhais, o atendimento presencial agendado será iniciado nas próximas etapas.
 
No interior do estado, o atendimento presencial por agendamento já foi retomado em oito gerências de negócios. Os municípios que já retomaram essa modalidade são: Imperatriz, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Coroatá, Santa Inês, Barra do Corda, Presidente Dutra e Pinheiro.

"Plano Mais IDH" do Governo do Estado é premiado no "Prêmio Excelência em Competitividade"

 

CAEMA é umas das estatais que contribuiu para melhorar a qualidade de vida de milhares de famílias carentes

O “Plano Mais IDH”, estratégia do Governo do Marnhão para promover a redução da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, foi uma das três iniciativas premiadas, nesta quinta-feira (17), no Prêmio Excelência em Competitividade, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Inserida em um dos seis eixos do Plano, a CAEMA é responsável pela ampliação e melhoria do Sistema de Abastecimento de Água e pela construção de Kits Sanitários em 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano do Estado, beneficiando as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Nesse contexto, o Governo do Estado, através da CAEMA, inaugurou, desde 2016, sistemas de abastecimento de água nas sedes de 21 municípios, onde executou ampliação de redes, perfuração de poços e construção de reservatórios; e construiu centenas de kits sanitários. Estas ações melhoraram a qualidade de vida de milhares de famílias.

A premiação foi transmitida online e contou com a presença do governador Flávio Dino. No evento virtual, o Maranhão também teve destaque, como um dos dois estados da federação que teve maior evolução nesses quesitos, subindo três posições no ranking que mede o IDH nacional.

 

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