CAEMA amplia abastecimento de água no bairro Pão de Açúcar e passa a atender mais 5.400 pessoas da localidade

 

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), inaugurou, nesta segunda-feira (23), o quarto Sistema de Abastecimento de Água no bairro, desta vez para atender mais de 5 mil pessoas localidade.

Resultado de um investimento de mais de R$ 172 mil, feito pelo Governo do Estado, o equipamento está localizado na 1ª Travessa São José, Nº 52, entre as ruas Gonçalves Dias e Duque de Caxias, no bairro Pão de Açúcar, em São Luís.

“É a garantia de mais saúde e qualidade de vida para 5.400 pessoas dessa comunidade. Transformar a vida das pessoas, levando dignidade ao povo, tem sido uma marca do nosso Governo", frisou o vice-governador Carlos Brandão.

O poço tubular tem vazão de 40 mil litros/hora, profundidade de 144 metros, e atende cerca de 1.400 imóveis. “O Governo do Estado está fazendo muitos investimentos para melhorar o abastecimento de água em São Luís e nas demais cidades do estado”, destacou o presidente da CAEMA, André dos Santos Paula.

Os moradores receberam com gratidão a ampliação do sistema de abastecimento de água do bairro. “É muito bom ter água em casa. Lavar, banhar, fazer comida ficou mais fácil. Agora, temos água à vontade”, comemorou a dona de casa, Valéria Regina Alves Silva, de 41 anos.

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Fotos: Hill Neto / Nael Reis
Texto: Alan Jorge

CAEMA inicia recadastramento para regularização de imóveis e clientes

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) iniciou o recadastramento de imóveis e clientes, na região metropolitana de São Luís, a começar pelo bairro Cohab e adjacências. O objetivo é a regularização da prestação de serviços e cobranças para quem ainda não está devidamente cadastrado ou cujos dados constam como desatualizados no sistema da Companhia.

No processo de recadastramento ocorre a atualização dos dados, tanto dos clientes quanto dos imóveis. A ação iniciou-se com duas equipes, mas, atualmente, já conta com quatro grupos para realizar o trabalho. Alguns dos bairros onde têm ocorrido o procedimento são: Cohatrac, Cohab, Cohab-Anil, Forquilha, Anil, Cruzeiro do Anil, Planalto, Aurora, Pão de Açúcar e, em breve na região da Cidade Operária.

O gerente de faturamento da CAEMA, Fábio Marques, explica que o recadastramento ajuda a traçar ações justas de cobrança, além da possibilidade da instalação de hidrômetros em áreas com abastecimento regular, mas que ainda não contavam com o equipamento de medição. Dessa forma, a fatura terá uma garantia a mais de transparência e um maior controle na prestação dos serviços.

“A Companhia tem o compromisso de manter os serviços funcionando e regularizar as cobranças para que o trabalho seja justo com o cliente e, ao mesmo tempo, ofereça condições para que a Companhia continue investindo em saneamento básico, na região metropolitana de São Luís e nos demais municípios do estado”, explica o chefe da Gerência de Faturamento.

Fatura na hora é implementada em toda a Capital e chega a Imperatriz

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) concluiu, no último mês, o processo de implementação da impressão simultânea, em São Luís, abrangendo as cinco Gerências de Negócios da Capital: Anjo da Guarda, Centro, Cidade Operária, Cohab e Vinhais. No dia 5 de outubro, a ação chegou também à Gerência de Imperatriz, sendo a primeira do interior a receber o sistema.
A impressão simultânea, também chamada "fatura na hora", se iniciou no mês de junho e consiste no uso de um microleitor com impressora portátil que permite a geração da fatura no momento da leitura do hidrômetro. Antes, o processo levava de 15 a 20 dias entre a coleta das informações, o envio à gráfica responsável e o retorno à casa dos clientes. Todo esse trabalho foi resumido a apenas alguns minutos.
Nos próximos meses, o uso do aparelho - que também permite a atualização cadastral do cliente quando necessário - será estendido para as demais gerências do interior do estado, dando maior agilidade nesse processo.
"Isso dará mais tempo para que os clientes se programem para o pagamento de suas contas e evitem o acúmulo de dívidas", explica José Oliveira Ataídes, diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente (DC) da CAEMA.
Outras informações sobre a aplicação da impressão simultânea, o cliente pode acessá-las nos canais de atendimento da CAEMA, através do Call Center: (0800 7010 195), WhatsApp: (98) 99113 0195, aplicativo "CAEMA Mobile", ou pelo site: www.caema.ma.gov.br.

Unidade da CAEMA no Vinhais passa por reforma para maior conforto de clientes e funcionários

Depois de reabrir as Unidades de Atendimento ao Cliente do Centro, Anjo da Guarda e Cidade Operária, conforme a flexibilização das normas sanitárias, e já ter agendado para a próxima segunda-feira (16) a reabertura da Unidade da Cohab, a Companhia de Saneamento de Ambiental do Maranhão (CAEMA) anuncia que o espaço físico da Unidade Vinhais será otimizado.
 
Segundo o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente (DC) da CAEMA, José Oliveira Ataídes, o melhor aproveitamento da estrutura possibilitará ao cliente uma maior proximidade com a direção, já que o local também será a nova sede da DC; e oferecerá mais conforto e segurança para atender grandes consumidores e órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
 
“Houve um estudo prévio para dimensionar o espaço físico e lotação dos funcionários. A nova estrutura oferecerá mais conforto aos funcionários que trabalham ali e também aqueles que cumprem serviço de campo para que possam planejar suas tarefas e fazer suas refeições com comodidade. O público, por sua vez, estará mais próximo da Diretoria”, destaca Oliveira.
 
Reabertura gradual
 
Durante a pandemia, as Unidades de Atendimento ao Cliente da CAEMA, por força dos decretos estaduais e das normas de segurança, tiveram seu atendimento presencial suspenso. Nesse período, a Companhia ampliou seus canais digitais oficiais de atendimento e adotou algumas estratégias para melhor atender a população, o que gerou algumas notícias falsas.
 
“Uma dessas notícias falsas foi a de a CAEMA havia ‘fechado definitivamente suas lojas de atendimento’, deixando a população ‘desemparada’. Enquanto isso, no entanto, estávamos trabalhando para tornar esse serviço cada vez melhor, ampliando nossos canais digitais e preparando a reabertura gradual das unidades físicas, como já ocorreu”, completa o diretor de Comercialização.
 
Aos clientes residenciais e comerciais, o atendimento presencial agendado retornou, dia 15 de junho, na Unidade do Centro; no dia 15 de outubro na Unidade do Anjo da Guarda; e no dia 3 de novembro na Unidade da Cidade Operária. Esta semana, a Companhia também reativou seus guichês nas Unidades do Viva/Procon da Beira Mar e Shopping da Ilha.

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