CAEMA retoma atendimento presencial nas unidades do Viva/Procon na Avenida Beira-Mar e no Shopping da Ilha

A Companhia de Saneamento Ambiental (CAEMA) iniciou, nesta segunda-feira (9), seu atendimento presencial agendado nas unidades do Viva/Procon da Avenida Beira-Mar e do Shopping da Ilha. O agendamento nestas unidades deverá ser feito de forma prévia e exclusiva pelo site Procon (procon.ma.gov.br) obedecendo todas as medidas sanitárias adotadas pelo órgão estadual.

Por isso, se você precisa de atendimento para algum dos serviços oferecidos pela CAEMA e pretende buscar uma destas unidades, fique atento aos dias e horários de funcionamento dos nossos guichês; e não deixe de fazer, antes de sair de casa, o agendamento pelo site do Procon/MA.

Os atendimentos nos guichês da CAEMA, nas unidades do Viva/Procon na Avenida Beira-Mar, funcionam de segunda a sexta, das 8h às 14h; e no Shopping da Ilha, de segunda a sexta, das 13h às 19h.

Os clientes de São Luís também podem buscar atendimento nas unidades do Anjo da Guarda, Centro e Cidade Operária, agendando previamente pelo site www.caema.ma.gov.br. O atendimento presencial na unidade da Cohab será retomado a partir do dia 16 de novembro. Estão disponíveis, ainda, os canais de relacionamento: call center 0800 7010 195; Whatsapp (98) 99113-0195; aplicativo CAEMA Mobile e a Loja Virtual no site da Companhia.

 

Governo do Estado entrega sistema de abastecimento de água em Alto Alegre do Maranhão

 
Os moradores do bairro Caxuxa, em Alto Alegre do Maranhão, agora têm água encanada e tratada, em suas casas. O Governo do Estado, através da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), entregou, na manhã desta quinta-feira (5), para a comunidade, o sistema de Abastecimento de água que vai atender 2.740 pessoas. 
 
Para o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, que na ocasião representou o governador Flávio Dino, a inciativa representa uma forma efetiva de distribuição de água potável, o que significa transformação definitiva na qualidade de vida para quase 700 famílias da comunidade.
 
"São quase três mil pessoas beneficiadas. É saúde, é qualidade de vida chegando para o povo. Com esforço conjunto, parceria entre público e privado, prefeituras municipais e governo estadual, vamos melhorando a realidade das populações mais carentes de nosso Maranhão", destacou o vice-governador do Estado.
 
A obra, com investimentos de mais de R$ 570 mil, faz parte do programa “Água Para Todos”, iniciativa da gestão estadual que tem como objetivo a modernização e automação de sistemas de abastecimento de água por todo o Maranhão. “Um trabalho conjunto que, literalmente, muda a vida das pessoas”, destacou o presidente da CAEMA, André dos Santos Paula.
 
O poço tubular profundo, instalado no bairro Caxuxa, possui 800 metros de extensão, 186 metros de profundidade e vazão de 40 mil litros/hora. O equipamento vai beneficiar exatamente 685 imóveis daquela comunidade. Entre os moradores beneficiados, está a manicure Maria Eliagda, de 31 anos.
 
“Hoje, a realidade é outra. Agora, sim, as coisas estão muito melhores. Tenho água em minha casa e posso atender minhas clientes com muito mais qualidade. Isso é bom demais”, comemorou a moradora da Rua do Caju, após a entrega do sistema de abastecimento de água, um dos 15 entregues pelo Governo do Estado, só este ano.
 
Além da comunidade, prestigiaram a cerimônia de entrega do sistema de abastecimento de água, em Alto Alegre do Maranhão, o prefeito da cidade, Emmanuel Aroso Neto; e o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares.
 
 
Fonte: CAEMA
Texto: Alan Jorge | Saulo Maclean
Fotos: KG / Hil Neto

 

Funcionários da CAEMA são empossados nos Conselhos Consultivos do Parque Estadual do Bacanga e da Área de Proteção Ambiental da Região do Maracanã

Funcionários da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) foram empossados, recentemente, como conselheiros dos Conselhos Consultivos do Parque Estadual do Bacanga/2020 e da Área de Proteção Ambiental da Região do Maracanã/2020. A posse proporciona a inserção da Companhia em fóruns de estudos, defesa, gestão e proteção ao meio ambiente.
 
Um dos eventos aconteceu, quarta-feira (21), na União de Moradores da Alegria, no Maracanã, e o outro ocorreu na terça-feira (27), no auditório do IEMA–Itaqui Bacanga, ambos em São Luís. Os atos de posse foram promovidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA). 
 
No primeiro ato, foram empossados como conselheira titular consultiva da Área de Proteção Ambiental da Região do Maracanã, a engenheira ambiental, lotada na Coordenadoria de Produção de Água Metropolitana (OCMMA), Nathália Almeida Pinheiro; e como suplente o engenheiro civil, lotado na Coordenadoria de Obras da Região Metropolitana (EOBRM), Pedro Afonso Costa Lima. 
 
Já na terça-feira (27), foram empossas como conselheira titular do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Bacanga, a coordenadora de Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas (EMARG), Suely Gonçalves da Conceição; e como conselheira suplente a assessora da Diretoria de Comercialização e Relacionamento com o Cliente (DC), Ananda Rodrigues Marinho. 
 
Nos dois momentos, aconteceu ainda uma oficina de orientações gerais sobre o papel do conselheiro, nesse processo. Também foram tratados assuntos pertinentes à elaboração do Regimento Interno e à posse dos conselheiros do biênio 2020-2022.

CAEMA inicia atendimento presencial agendado na Cidade Operária

 
A Companhia de Saneamento de Ambiental do Maranhão (CAEMA) iniciou, na manhã desta terça-feira (3), o atendimento presencial agendado em sua Unidade de Atendimento ao Cliente, no bairro Cidade Operária. O atendimento é feito mediante agendamento prévio, no site da Companhia: www.caema.ma.gov.br.
 
“A Unidade da Cidade Operária passou por uma readequação em sua estrutura para atender com segurança nossos clientes e colaboradores, assim como já fizemos nas Unidades de Atendimento do Centro, Anjo da Guarda e Cidade Operária”, explica Camila Cruz, gerente de Relacionamento com o Cliente da CAEMA.
 
Na Cidade Operária, foi instalada, logo na entrada, a cabine de desinfecção. Além disso, clientes e funcionários têm acesso, em pontos estratégicos, aos dispersores de álcool em gel. Seguindo as normas de segurança sanitária, os atendimentos acontecem com metade da capacidade permitida, mantendo o distanciamento necessário entre os guichês e clientes. 
 
Agendamento
 
O agendamento para atendimento presencial deve ser feito pelo endereço www.caema.ma.gov.br. No site, o cliente escolhe a opção “Agendamento Online”. O agendamento também pode ser feito pelo aplicativo “CAEMA Mobile”, disponível para Android. Nele, o cliente escolhe a opção “Agendar Atendimento”. 
 
Desde o início da pandemia, seguindo os decretos estaduais, a CAEMA precisou suspender, temporariamente, o atendimento presencial em suas unidades, mas manteve seus canais digitais para garantir o atendimento aos seus clientes.
 
“Em cumprimento da legislação vigente, por meio dos decretos, mas elaboramos um cronograma de reabertura gradual, mantendo o atendimento remoto, através de nosos canais digitais oficiais”, explica o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente (DC), José Oliveira Ataídes.

Ouvidoria da CAEMA e Ouvidoria Geral do Estado traçam metas de governança de sistemas

George Pereira, ouvidor da CAEMA; Rodrigo Machado, ouvidor Geral do Estado; e a assistente administrativa da CAEMA, Maria de Lourdes Farias.A Ouvidoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) e a Ouvidoria Geral do Estado traçaram, na última quarta-feira (14), importantes metas de governança dos sistemas E-SIC e E-Ouv, plataformas integradas de todas as ouvidorias do governo. Durante o encontro, também foram discutidas orientações quanto ao acesso à informação da Lei de Proteção de Dados e Direitos dos Usuários de Serviços Públicos.

A Ouvidoria é um órgão de atendimento interno e externo, com função estratégica que visa contribuir para o aprimoramento e melhoria das atividades a partir de manifestações de clientes, empregados e cidadãos. Isso torna o setor imprescindível no processo de interlocução e mediação, para solução de questões referentes à qualidade dos serviços e transparência na gestão, com o cumprimento da legislação relativa do acesso à informação.

“A ouvidoria da CAEMA compõe uma plataforma estadual e federal de ouvidorias e de Serviços de Informações ao Cidadão, que tem como objetivo o acesso à informação e à proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, instituído pela Lei Federal n° 13460 de 26 de junho de 2017 e a Lei Ordinária Estadual N°10217 de 23 de março de 2015”, detalhou o ouvidor da CAEMA, George Pereira, durante o encontro.

Dentre algumas das competências das Ouvidorias, uma é fortalecer o comprometimento dos empregados na prática de gestão de relacionamento com o cliente, além da gestão participativa do cidadão, envolvendo a população nos questionamentos sobre saneamento básico. “Faz parte da Ouvidoria, avaliar a procedência de sugestões, reclamações, denúncias e encaminhar às áreas competentes”, explica o ouvidor-geral do Estado, Rodrigo Machado.

A Ouvidoria é um canal de segunda instância ao cidadão. Antes de reclamar à Ouvidoria, o cidadão deve procurar os canais oficiais de atendimento. Para isso, a CAEMA conta com os seguintes canais de atendimento: a Loja Virtual no site www.caema.ma.gov.br; o Call Center 0800 701 0195; o WhatsApp (98) 9-9113-0195; e o aplicativo “CAEMA Mobile”, disponível para Android, além das unidades de atendimento que já iniciaram o atendimento presencial agendado.

*Na foto: George Pereira, ouvidor da CAEMA; Rodrigo Machado, ouvidor Geral do Estado; e a assistente administrativa da CAEMA, Maria de Lourdes Farias.

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