CAEMA fortalece ações de combate a ligações clandestinas de água e esgoto

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) fortaleceu, nos últimos meses, os trabalhos desenvolvidos pela Coordenadoria de Combate à Fraude e Perdas Comerciais (CCRAP). De outubro a dezembro do ano passado, o setor se reestruturou e realizou 1.208 fiscalizações e aplicou 510 notificações, em imóveis e empreendimentos da região metropolitana de São Luís e nas nove regionais em que atua.

Com instalações na Unidade Vinhais da CAEMA, na Av. Jeronimo de Albuquerque, em São Luís, a CCRAP é subordinada à Gerência de Arrecadação (CCRA) da Companhia e tem como objetivo coibir toda e qualquer ação irregular nas ligações de água e/ou de esgotamento sanitário, na capital e nas cidades de Chapadinha, Coroatá, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e São João dos Patos, que compõem as nove regionais.

Em outubro, por exemplo, o setor contabilizou 455 fiscalizações e registrou 147 autuações (32%), no estado. Já nos meses de novembro e dezembro, os percentuais de autuações subiram para 47% e 49%, respectivamente. A iniciativa busca deliberar ações que reflitam na saúde financeira da companhia e no bem-estar social de seus clientes.

“Nossos canais de atendimento registram, principalmente, denúncias de desperdício e ligações clandestinas, tanto de água quanto de esgoto. Paralelo a isso, planejamos fiscalizações em imóveis que apresentam status de situação de água cortada/factível para confirmação do cenário”, informa o coordenador CCRAP, Rafael Ribeiro.

Questionado de como esse tipo de trabalho beneficia a população maranhense, o coordenador de Combate à Fraude e Perdas Comerciais, Rafael Ribeiro, falou que as ações buscam garantir um sistema de distribuição mais estável a todos.

“As ações de combate à fraude geram como consequência um sistema de distribuição mais equilibrado, fazendo com que o abastecimento seja o mais estável possível e livre de intervenções clandestinas que gerem qualquer interferência no fluxo, ou mesmo na pressão da água nas torneiras dos clientes regulares”, explicou o coordenador CCRAP.

Denuncie

O furto de água é qualificado como crime contra o patrimônio (art. 155 do CPB). A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa. As denúncias de desperdício de água e ligações clandestinas podem ser feitas através do Call Center (0800-7010-195), WhatsApp (98) 99113-0195, aplicativo “CAEMA Mobile” ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Retrospectiva – Durante a pandemia, Maranhão construiu 20 sistemas de abastecimento em 14 cidades com o Água Para Todos

O Governo do Maranhão construiu 20 Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) em 14 cidades do estado durante o ano de 2020. Com quase R$ 20 milhões investidos, sem contar as obras de esgotamento sanitário, essas estruturas beneficiam mais de 137 mil maranhenses. A maior parte delas foi entregue pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) após a pandemia, período em que a população mais precisou de água tratada e encanada.

Ao todo, foram mais de 34 mil famílias atendidas com água em suas residências. Só no primeiro semestre, ponto alto da pandemia, mais de 35 mil pessoas foram diretamente beneficiadas. “As obras fazem parte do Programa Água para Todos, do Governo do Estado, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida da população maranhense”, explica o presidente da Caema, André dos Santos Paula.

Entre os sistemas de abastecimento construídos pela gestão estadual, o mais recente foi o da cidade de Vargem Grande. Em fase de acabamento e testes, a Estação de Tratamento de Água (ETA), que está prestes a ser entregue, foi projetada para atender toda a população do município, ou seja, mais de 56 mil pessoas, o equivalente a mais de 14 mil famílias daquela cidade.

Sistemas entregues

Estão na lista de cidades com sistemas prontos e entregues pelo Governo do Maranhão: São Vicente Ferrer, no bairro Santa Rita de Cássia; Dom Pedro; Coroatá, onde os equipamentos foram instalados nos povoados de Igarapé Grande e Pau de Estopa; São Domingos do Maranhão; Imperatriz, nos bairros Zenira Fiquene, Vila Macedo e Vilinha; e Alto Alegre, mais precisamente no bairro Caxuxa.

Também foram contemplados com sistemas de abastecimento de água os municípios de Governador Archer; Esperantinópolis, este com dois sistemas próprios; Governador Eugênio Barros; Cajapió; Buriticupu e Arame. Já no município de São Luís, os sistemas de abastecimento de água foram entregues recentemente às populações dos bairros Santa Clara, Pão de Açúcar e Cajupary.

No cronograma de abastecimento, outras cidades seguem com obras em andamento. Em Gonçalves Dias e Senador La Rocque estão em construção os sistemas de abastecimento; na cidade de Pinheiro são realizados serviços nos decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA); em Imperatriz está em curso a obra da adutora de água tratada e reservatório; e em São Vicente Ferrer, no Povoado Santa Rosa, será entregue mais um sistema de abastecimento; além de outras obras.

NOTA - SÃO LUÍS

 

Prorrogada campanha “Fique em dia com a CAEMA!”


A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) prorrogou para o dia 29 de janeiro de 2021 a campanha “Fique em dia com a CAEMA!”.

Com a prorrogação da campanha, os clientes podem aproveitar para negociar seus débitos com vantagens vigentes apenas durante a campanha.

“É a chance de os clientes terem entrada facilitada; isenção de juros e multas em atraso; e isenção de juros no parcelamento”, explica o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente (DO), José Oliveira Ataídes.

Para ter direito aos benefícios, os clientes precisam acessar um dos canais digitais da Companhia e estar com o seu cadastro comercial atualizado.

As plataformas são: o aplicativo "CAEMA Mobile"; Call Center 0800 7010 195; - WhatsApp: (98) 99113 0195; site: www.caema.ma.gov.br; ou uma das lojas de atendimento presencial.

CAEMA encerra campanha de negociação de dívidas

A Campanha “FIQUE EM DIA COM A CAEMA 2020” encerrou às 18h, desta quarta-feira (30). A iniciativa possibilitou que clientes negociassem ou quitassem dívidas em atraso com a Companhia e, ainda, ofereceu vantagens como isenção de juros e multa de mora, bem como juros de parcelamento do débito total a ser negociado.

Entretanto, para ter direito a estes benefícios, os clientes deveriam estar com o seu cadastro comercial atualizado, contendo nome completo, CPF e data de nascimento, CNPJ com razão social e nome de fantasia, e-mail e telefones de contato, conforme regulamento da campanha, que se estenderá até o dia 30 de dezembro.

“O parcelamento, reparcelamento e negociação de débitos poderão ser realizados nas lojas de atendimento presenciais e canais digitais da CAEMA ou através das empresas contratadas pela Companhia, autorizadas ao serviço de cobrança”, explica o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente (DC), José Oliveira Ataídes.

Entre as principais regras de reparcelamento estão os percentuais de entrada e quantidade de parcelas. Para débitos de até R$ 5 mil, a entrada deverá ser de no mínimo 15% e a quantidade de parcelas não poderá ser superior a 36. Acima de R$ 5 mil e inferior a R$ 10 mil, 15% em até 48 vezes; e acima de R$ 10 mil, no mínimo 15%, em até 60 vezes.

Para clientes que possuam o Número de Identificação Social (NIS), independentemente do valor do débito, o valor de entrada deverá ser de no mínimo 10% e a quantidade de parcelas não poderá ser superior a 60. As negociações de dívidas também poderão ser feitas online, através dos canais digitais da Companhia.

“Nossa plataforma estará toda disponível, através do Call Center: (0800 7010 195), do WhatsApp: (98) 99113 0195, do aplicativo "CAEMA Mobile" e do próprio site da Companhia (www.caema.ma.gov.br), onde também está disponível o regimento completo da campanha ‘FIQUE EM DIA COM A CAEMA 2020’”, conclui o diretor de Comercialização.

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