A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) iniciou a execução do Planejamento Estratégico que objetiva otimizar a qualidade e a prestação dos serviços de saneamento realizados pela empresa. Para isto, nos dias 5 e 6 de março, colaboradores da capital e do interior do Estado foram reunidos em eventos promovidos pelo Comitê de Gestão Estratégica (CGE) e pela Unidade Especial do Planejamento de PolÃticas Públicas (UEP) da Companhia, para tomar conhecimento dos próximos passos do planejamento, para melhorar a Companhia visando atender satisfatoriamente toda a população usuária dos serviços. O evento contou com a divulgação do mapa estratégico, indicadores globais e objetivos traçados pela Diretorias, juntamente ao Comitê de Gestão Estratégica ao longo dos últimos 05 meses, com vistas a reformular e otimizar a prestação de serviço público nos próximos 05 anos.
Na quinta-feira (05), a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) sediou as atividades. Para o primeiro momento, foi convocado todo o corpo gerencial da CAEMA, lotados na capital e interior. Diretores, gerentes de unidades de negócios, coordenadores, trainees, estagiários e jovens aprendizes estiveram juntos para conhecerem os desafios traçados para o quinquênio 2020-2024 e, também, para pontuarem ajustes ou medidas necessárias para a melhoria do desempenho institucional. O diretor-presidente da CAEMA, André dos Santos Paula, se pronunciou na abertura ressaltando que, a partir daquele momento, com a apresentação do Planejamento Estratégico, foi dada a largada para um dos momentos mais importantes para melhoria dos processos e serviços prestados pela CAEMA.
Para integrar a programação, o ex-Secretário do Estado da Fazenda do Maranhão, José Azzolini, proferiu a palestra â??Cultura Empresarialâ??, a fim de sensibilizar a todos sobre suas responsabilidades sociais no âmbito da CAEMA. O palestrante apontou aspectos relacionados à importância da definição e o respectivo cumprimento de metas. â??As metas devem ser algo mensurável, especÃfico, com tempo determinado, alcançável e com significadoâ?, enfatizou.
O assessor técnico da Diretoria de Operações, Manutenção e Atendimento ao Cliente, Elan Tarsis Ferreira Costa, integrante do Comitê de Gestão Estratégica, destacou que a metodologia participativa foi um diferencial para definir os Objetivos, Metas e Indicadores, pois estes também foram elaborados em trabalho conjunto com as gerências da CAEMA de todo o Estado. â??Foram conduzidas diversas reuniões com gerentes da capital e do interior para construÃmos o planejamento, nas quais eles contribuÃram tanto na elaboração das metas, quanto na escolha de indicadores para medi-las. E agora chegou o momento não só de apresentá-las, mas de mostrar e pensar as ações para as executarmos", explicou o assessor.
Todos tópicos abordados durante o evento são de grande importância para um salto na qualidade dos serviços de saneamento da Companhia, pois unem e incentivam as Diretorias no processo de cumprimento dos objetivos estabelecidos, como explicou a chefe da UEP, LaÃs Alves Souza. â??Esse momento é para apresentar os objetivos e metas definidos para toda a Companhia e em cada Diretoria, a fim de que possam se ajudar na execução do planejamento, de forma sinérgica. No dia a dia, as Diretorias ficam muito centralizadas nas suas próprias demandas sem conseguirem enxergar, de uma forma mais integrada, o planejamento e ações das demais, que são fundamentais para o sucesso e uma prestação mais satisfatória da Companhia como um todo. Então, a proposta deste evento é trazer à tona todo o mapeamento estratégico da Companhia, com indicadores globais e objetivos traçados, para que possa se trabalhar em cima desta base, daqui em diante, com uma visão abrangente da Companhia.â?, apontou.
Na sexta-feira (6), as atividades continuaram na Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) com reuniões especÃficas por Diretoria, abordando as metas e ações vinculadas ao Planejamento Estratégico de cada Diretoria, considerando tanto o ambiente interno quanto o externo à empresa. Por meio do Planejamento apresentado, será possÃvel acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas, a partir de outros encontros que devem acontecer mensalmente e bimestralmente, organizados pelo Comitê de Gestão Estratégica.
Planejamento Estratégico 2020-2024
O Planejamento Estratégico, além de ser um instrumento de gestão, está previsto no Artigo 23 da Lei das Estatais, sendo obrigatória a apresentação da estratégia de longo prazo da Companhia. Na CAEMA, o planejamento foi traçado com o auxÃlio de colaboradores, com vistas a superar todas as dificuldades enfrentadas no âmbito da Companhia, de forma a incorporar e cumprir a missão e a visão para o próximo quinquênio. O instrumento também busca demonstrar para a população que o serviço de saneamento de qualidade é possÃvel na iniciativa pública, e ainda que, o Projeto de Lei (PL) 4.162/2019, que altera o marco legal do saneamento básico abrindo as portas para a iniciativa privada, pode ser um retrocesso na garantia de melhorias na prestação do serviço.
Marcos Roberto Emilio, chefe de gabinete vinculado à presidência da CAEMA, esclareceu que, com a possÃvel aprovação do Projeto de Lei (PL) 4.162/2019 que tramita no Senado, o serviço de saneamento básico poderá virar um negócio lucrativo para a iniciativa privada. â??Nós precisamos estar muito afinados e articulados para comprovar, com o nosso trabalho e muita responsabilidade, que nós podemos prestar o melhor serviço de saneamento em todo o Estado. Por isso que nós precisamos saber de tudo o que está acontecendo, ter um canal fluÃdo de comunicação e agir. No nosso planejamento está a resposta para a atual realidade e mostra que a responsabilidade aqui dentro da CAEMA, é de cada um de nós, e o plano já começouâ?.
O diretor-presidente da CAEMA, André dos Santos Paula, por sua vez, ressaltou que os tempos são de mudanças, mas ponderou que isso não deve assustar. Destacou algumas ações já em andamento, como por exemplo o redesenho do Centro de Controle Operacional (CCO), e otimização do atendimento ao cliente, todos com investimentos voltados à melhoria e com suporte tecnológico que vão ajudar na consolidação de soluções inovadoras. â??Esse é o caminho para nos adequarmos e melhorarmos a prestação dos serviços, para que sejam públicos e de qualidade. O nosso principal desafio envolve o engajamento de todos vocês. Ã? crucial que nós tenhamos consciência da importância do nosso trabalho dentro da empresa. Nosso desempenho reflete diretamente nos resultados e nós temos condições de prestar um serviço de qualidadeâ?, falou.
Na próxima sexta-feira (21), será dada a largada oficial das festividades de carnaval na grande São Luís. E com os preparativos a todo vapor para melhor receber as centenas de foliões que prometem passar nos circuitos montados pelo Governo do Estado do Maranhão, uma equipe da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), em ação integrada com a Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão (SECMA), percorreu todo o trajeto da folia para acertar os detalhes na infraestrutura das redes de água e esgoto dessas localidades antes da corte momesca receber a chave da cidade.
Todos os detalhes estão sendo pensados para consolidar o sucesso dos últimos anos de carnaval na capital e também para contemplar a alegria dos foliões nos cinco dias de festa. Serão três circuitos, o Beira-mar, Madre Deus, e como novidade, o Rio Bacanga que será montado no retorno da Avenida dos Africanos em sentido a Vitorino Freire, na Areinha. Todos receberão programação diversificada, com atrações locais e nacionais. E foram por estes locais que, na tarde desta terça-feira (18), uma vistoria foi realizada minuciosamente para detectar vazamentos de água, extravasamentos de esgotos ou pendências no recapeamento asfáltico, de responsabilidade da Companhia, que pudessem comprometer a festa.
Jorge Ricardo Athayde Rocha, gerente da Unidade de Negócios da CAEMA do Centro, reforça que os trabalhos de adequações nas infraestruturas de água e esgotos da região receberam atenção redobrada nos últimos meses. “O carnaval é um marco festivo em nosso calendário e, aqui em São Luís, a cada ano esse movimento cresce. É notória a preocupação do Governo em atender todos os públicos da forma mais democrática possível, logo a CAEMA não poderia ficar de fora dessa prévia que vai garantir a qualidade do evento. Estivemos trabalhando preventivamente nos últimos meses na desobstrução das redes, intensificamos as ações de recomposição asfáltica e estamos na reta final dos reparos de todo o serviço efetuado. E continuaremos de prontidão para corrigir, em tempo hábil, quaisquer eventualidades que venham ocorrer até o momento da festa”, declarou o gerente.
Prevenção
Há aproximadamente um mês, a rede de esgoto do Centro da cidade vem recebendo uma atenção a mais, a fim de evitar transtornos aos foliões durante o carnaval. “Estamos na época em que o volume de chuvas é maior e, naturalmente, a demanda da CAEMA para realizar reparos nas redes de esgoto cresce. Com a chegada do carnaval, as solicitações dobram. Isso porque é cultural as ligações irregulares que levam água de chuva para a rede de esgoto, o que é altamente danoso ao sistema, já que ele é preparado para receber somente o esgoto doméstico. E se já não bastasse, é recorrente a prática de descartar lixo inadequadamente no meio ambiente, que acabam chegando nas vias de esgoto e causam obstruções", destacou Alain Gerard Lobato De Moura, coordenador de operação e manutenção do sistema coletor de esgoto.
Para precaver situações desastrosas, foram feitas manutenções e limpezas nos poços de visitas de esgoto da área (PVs), e fica o alerta: a água da chuva deve ser direcionada para a rede de drenagem pluvial, nunca para a rede de esgoto. A rede de drenagem é instalada pela Prefeitura para o escoar as águas proveniente de telhados, calhas e ralos que, depois de captadas por galerias, são lançadas no mar ou nos rios. Por outro lado, também é importante conscientizar que a rede de esgoto doméstica não suporta óleos de cozinha, borras de café, fios de cabelo ou dental, resto de comida, papel, absorventes, preservativos, cabelo, plástico, entre outros resíduos sólidos
Para o bom funcionamento das redes de esgoto e de drenagem pluvial, especialmente nesse período de grande circulação de pessoas, é importante lembrar de não jogar as latinhas de refrigerante ou cerveja nas calçadas e vias públicas. A mesma dica serve para as embalagens de lanches ou qualquer resíduos utilizados durante a festa, pois a chuva irá arrastar esses materiais para as passagens de água, elas serão obstruídas, com isso, chances de alagamentos disparam.
Fiscalização
O supervisor de obras e infraestrutura da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão (SECMA), José Ribamar dos Santos Muniz Júnior, atendendo as preocupações do Governo em garantir uma festa bonita e com suporte adequado para a realização das brincadeiras e diversão dos foliões, acompanhou a equipe da CAEMA na vistoria dos circuitos. Ele conta que, com a aproximação de uma das datas mais importantes para o turismo, todos os órgãos do Estado estão envolvidos para deixar a cidade preparada para receber os donos da casa e os turistas.
"Estamos, nesses últimos dias, em regime de plantão para deixar os ambientes limpos, seguros e sem nada que possa atrapalhar a vida dos brincantes, assegurando que tudo ocorra da melhor forma possível. Essa parceria com a CAEMA foi só mais uma dentre outras forças-tarefas que intensificamos nas prévias carnavalescas para que tudo fique bem organizado. O melhor de tudo foi que, nessa etapa de reparos, detectamos poucas pendências da CAEMA nos circuitos, graças ao bom trabalho preventivo realizado. E agora são detalhes que serão corrigidos nestas quinta e sexta-feira, conforme alinhado com a equipe", declarou o supervisor de obras da SECMA.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) realizou treinamento para superintendentes e chefes de assessorias da empresa, bem como para colaboradores em geral sobre a Execução Orçamentária de 2020 da CAEMA. Ministrado pela Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas (UEP), o evento aconteceu no Auditório Sede da Companhia, em São Luís, na tarde da última quarta-feira (12).
O objetivo foi sensibilizar acerca da situação orçamentária da Companhia, e sobre a previsão do Orçamento do ano corrente, com o foco voltado para o novo formato de solicitação de novas contratações e acompanhamento do Orçamento Programa dos Centros de Responsabilidade. Foi realizada uma reciclagem da ferramenta que gerencia os trâmites orçamentários na empresa. A plataforma foi criada pela equipe de Tecnologia da Informação da Companhia e entrou em operação no início de 2019, após o desligamento do sistema Siafem/Siagem, que operacionalizava esses procedimentos.
A capacitação foi liderada pela chefe da UEP, Laís Alves Souza, e pela colaboradora Thatiane Lima. Laís destacou que o Sistema interage com outras plataformas, tais quais o Radar, Rubi e Scad trazendo facilidades, e que, com uma participação mais colaborativa, será mais simples entender os meios e a realidade da CAEMA. “Por meio da plataforma desenvolvida pela TI, se tem uma visão mais ampla dos recursos orçamentários disponíveis para a empresa e também das suas limitações, para a otimização desse recurso. Ela possibilita maior controle nos gastos, sem contar a possibilidade de simplificar os processos por ser mais transparente. Ela também estimula a consciência sobre a responsabilidade compartilhada sobre os recursos públicos, que é de todos da Companhia”, finalizou.
Por sua vez, Thatiane explicou a importância de discutir a execução orçamentária para os servidores com essas competências laborais. “É necessário que os gerentes, superintendentes e chefes das Unidades entendam todos os trâmites orçamentários e, também, se armem com estratégias em busca de um equilíbrio. Então, a atualização e aperfeiçoamento contempla as novidades no Orçamento da CAEMA e a sua execução”, falou.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) promoveu treinamento para os atendentes comerciais da Gerência de Negócios de Imperatriz, com o objetivo de melhorar o atendimento aos clientes. Doze colaboradores da sede e do Viva/Procon participaram do treinamento.
Além dos investimentos em treinamentos de funcionários, a Caema também melhorou sua estrutura física para dar mais comodidade ao cliente, com reforma do ambiente e novos assentos. De acordo com a Gerência Regional de Imperatriz, já está programada a modernização do atendimento para diminuir o tempo de espera no atendimento aos consumidores.
O Gerente de Imperatriz, Luciano Costa, afirma que essas melhorias são para o bem-estar do cliente. “O funcionário do atendimento tem que estar preparado para atender todo tipo de situação. Esse treinamento serviu também para unificar as informações entre nossos atendentes afim de repassar de forma correta os procedimentos da Companhia aos consumidores, também diminuindo o tempo de atendimento”, diz.
Trabalhando há cinco anos no atendimento, o funcionário Hassen Pascoal disse que o treinamento foi fundamental para agilizar o atendimento. “Antes a gente ficava desnorteado com algumas situações, tentando resolver coisas que não eram de nossa função. Após o treinamento, alinhamos os procedimentos que são realizados pelo atendente para que possamos dar mais fluidez, deixando o atendimento mais rápido”, declarou Hassen, ressaltando a necessidade dos treinamentos.
Os atendentes também puderam revisar processos que são realizados pela Caema para dar qualidade ao atendimento, como rotinas no ciclo de faturamento, atualização cadastral e normas do refaturamento.
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