CAEMA realiza revisão do Planejamento Estratégico para o período 2020-2024

Aconteceu, no Auditório da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), a primeira de uma série de reuniões para o realinhamento do Planejamento Estratégico da CAEMA com a revisão do Planejamento do período 2016-2019, para o período de 2020-2024. O evento foi coordenado pelo Comitê de Gestão Estratégica (CGE) da Companhia, que tem como atribuição coordenar o processo de revisão do Planejamento Estratégico e o seu desdobramento nos níveis tático e operacional, além de acompanhar e avaliar esses processos.  

“Formado por, no mínimo, dois representantes de cada diretoria da CAEMA, o Comitê de Gestão Estratégica é a interface entre o Diretor, os colaboradores daquela Diretoria, a revisão do planejamento e acompanhamento de sua execução. Esse Comitê foi instituído pela Resolução de Diretoria Executiva nº 002/19 para coordenar as fases do Planejamento Estratégico referente aos próximos 5 anos”, enfatizou a chefe do setor de Planejamento e Politicas Publicas da CAEMA, Laís Alves, mencionando ainda sobre a necessidade da criação deste grupo dentro da empresa, com a competência de representar e aproximar os mais diversos setores, de forma a alinhar todos os colaboradores à missão, visão, valores, objetivos e metas definidos no Planejamento.

No evento, o presidente da CAEMA, André dos Santos Paula, apresentou o cenário em que se encontra a Companhia e enfatizou a importância do Planejamento Estratégico. “A CAEMA é uma grande empresa e precisamos de um direcionamento estratégico para que ela cresça de forma efetiva. Estamos vivendo um momento peculiar e ter objetivos definidos e traçados, com certeza, nos fará alcançar resultados mais seguros e positivos”, disse ele.

Nesta reunião, estiveram presentes a Diretoria Executiva da Companhia, integrantes da Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas (UEP), do Comitê de Gestão Estratégica (CGE), chefes das gerências, das superintendências, assessorias e alguns convidados, além do prof. José do Rosário de Jesus Azzolini, na condição de assessor do Secretário da Casa Civil, que foi indicado para assessorar o Comitê. 

De acordo com Durval Santos, um dos coordenadores do Comitê, “no primeiro momento do evento, a Diretoria abordou o cenário interno da empresa e, em seguida, o Comitê apresentou alguns fundamentos básicos referentes ao Planejamento Estratégico (liderança, negócio, missão, visão, valores e Matriz SWOT), bem como alguns resultados do Planejamento Estratégico referente ao período 2016-2019.  Após essa apresentação, o prof. Azzolini abordou o assunto referente à cultura organizacional, procurando sensibilizar a todos para uma gestão empresarial”, salientou Durval.

Dentre as atividades do evento estava a elaboração da Matriz SWOT, formulada para entender a situação atual da Companhia. Para isso, formou-se 6 grupos de aproximadamente 10 pessoas, sendo este um dos passos fundamentais para subsidiar a construção do Planejamento Estratégico da empresa. Nas discussões dos grupos, foram analisados os cenários internos (forças e fraquezas) e externos (ameaças e oportunidades) e apresentados na plenária pelos relatores de cada grupo. “Após isso, os grupos se reuniram novamente para a identificação dos objetivos, das estratégias e analisaram como a empresa deve se comportar diante dos cenários para aproveitar as forças no sentido de minimizar os efeitos das ameaças, diminuir as fraquezas e aproveitar melhor as oportunidades”, explicou Durval. A partir dessa fase, os próximos passos serão desdobrar os objetivos estratégicos em objetivos e metas por Diretoria, definindo-se também os indicadores a serem acompanhados. Após estas definições serão elaborados os Planos de Ação, acompanhada a execução das ações, e avaliação dos resultados alcançados. 

Segundo José Oliveira Ataídes, Diretor Comercial da CAEMA, o conjunto de diretores da empresa tem papel fundamental na iniciativa deste realinhamento. "Este planejamento é de suma importância para todas as organizações, pois é um novo alinhamento do que a empresa deseja, mudanças que influenciarão em sua atuação. Ou seja, é com base nessa ação que vamos nortear para onde a empresa deve chegar e os Diretores são fundamentais neste processo, principalmente porque é a partir deste staff maior que deve surgir a mobilização, a participação de toda a empresa", enfatizou o diretor.

Elan Tarsis, membro do Comitê de Gestão Estratégica e assessor da Diretoria de Operação, disse que as expectativas para os resultados deste planejamento são bastante otimistas, já que, a cada reunião, é notório o aumento da participação dos funcionários nesta ação. “Este tipo de ferramenta organizacional deve ser iniciado a partir da direção da empresa e isso é exatamente o que está sendo feito na CAEMA. Nós estamos tendo um direcionamento, um apoio da Diretorias Executiva, no sentido de fazer esse Planejamento Estratégico ser executado. A partir disso, há um incentivo maior dos setores gerenciais, das superintendências e até das coordenadorias, em fazer isto ser colocado em prática", finalizou.

A meta é de que, até o fim do ano, sejam definidos os objetivos, metas e indicadores, a partir dos desdobramentos da Estratégia. Toda a revisão do Planejamento está sendo baseada nas reuniões com a Diretoria e Comitê, no material que foi elaborado no evento, e nas reuniões de desdobramento da estratégia, que estão sendo feitas após o evento.

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ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PRC

TEXTO: Nicolly Vaz
EDIÇÃO: Rafaela L. Plácido
FOTO: Claudio Pachêco
 

Bairros atendidos pelo Sistema Italuís

“Água Para Todos” inicia perfuração de novos poços para atender população em Imperatriz

Quatro novos poços tubulares profundos reforçarão, em breve, o Sistema de Abastecimento de Água em Imperatriz, operado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). As ordens para início da execução dos serviços de perfuração e montagem de três destes poços foram assinadas nesta sexta-feira (6) pelo Governador Flávio Dino, pelo Presidente da CAEMA, André dos Santos Paula e pelo presidente da AGEMSUL, Frederico Ângelo. Quando em operação, eles deverão abastecer mais de 25 mil moradores no município.

Um dos poços já está em operação e foi executado por meio de uma parceria entre CAEMA, AGEMSUL e Sinfra. Localizado no Parque Alvorada, o poço está funcionando com uma vazão de 40 mil litros de água por hora, atendendo a aproximadamente 4.800 moradores da região. “Estamos muito felizes entregando este primeiro sistema de abastecimento e o segundo já em andamento, resolvendo um antigo problema de abastecimento desta grande região. Compromisso do Governo Flávio Dino em uma parceria da CAEMA, SINFRA, AGEMSUL. Estamos muito felizes em ter destinado este recurso, juntamente com o Deputado Rildo Amaral”, enfatizou o Deputado Marco Aurélio sobre a importância da obra para a cidade.

O Presidente da CAEMA, André dos Santos Paula, enfatizou a importância das obras para os moradores de Imperatriz. “A CAEMA está na cidade há 30 anos fornecendo serviços de água e esgoto e abastece 90% da população com água de forma intermitente. Com o avanço da cidade, áreas mais altas da cidade estão recebendo obras para melhoria do abastecimento, em parceria com a AGEMSUL”, disse.

O presidente realizou, ainda, uma vistoria técnica nos equipamentos, juntamente com o secretário de estado da infra-estrutra, Clayton Noleto e os deputados Marco Aurélio e Rildo Amaral, no último sábado (6). O poço, aguardado ansiosamente pelos moradores da Vilinha, já está sendo perfurado. Nesta localidade, o novo poço tubular profundo deverá cumprir requisitos técnicos de profundidade mínima de 350 metros, com uma vazão de aproximadamente 80 mil litros de água a cada hora de operação, para atender cerca de 9.500 moradores da área. O poço da Vilinha faz parte dos esforços para suprir demandas e aumentar a oferta de água potável e pronta para o consumo da população.

Os outros dois poços, que serão perfurados pela AGEMSUL e administrados pela CAEMA, atenderão as comunidades nos bairros Vila Macedo, Vila Zenira Fiquene. Um destes poços, o da Vila Macedo, ajudará de imediato no abastecimento de 4.500 pessoas com uma vazão de 40 mil litros por hora. Na Vila Zenira Fiquene, o poço também terá a vazão de 40 mil litros por hora e atenderá os bairros Vila Zenira Fiquene, Jardim Pérola e Vila Machado.

Além da perfuração dos quatro poços, o investimento total para a conclusão das obras inclui a urbanização da área de alocação, construção do abrigo de proteção para quadro de comando, aquisição e montagem de equipamentos necessários à operação, como o conjunto motobomba para exploração da vazão disponível. Será um investimento de mais de R$3,2 milhões na execução de serviços para construção destes sistemas simplificados. 

Outros investimentos

Desde 2016, o Governo do Estado já investiu cerca de R$30 milhões em obras no município de Imperatriz. Já foram implantados 70km de rede de distribuição de água para beneficiar moradores de mais de 30 bairros da cidade. Na parte de captação de águas, foram feitas melhorias de pintura, limpeza do canal desarenador, recuperação de muro de contenção, cerca de proteção. Também foi montada uma bomba nova de 500cv na captação, que está em funcionamento e produzindo 2.384m³/h. A nova bomba traz mais confiabilidade ao sistema, que pode operar de forma satisfatória mesmo com um nível de água no rio abaixo do considerado normal. A captação também recebeu dois novos transformadores.

Também vale destacar a implantação de 11km de rede coletora de esgoto no bairro Bacuri, um dos maiores de Imperatriz. Também foram reabilitadas cinco estações elevatórias de esgoto e realizada a reabilitação e limpeza das lagoas de estabilização.

 

 

 

Campanha Fique em Dia com a CAEMA é prorrogada

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Quem não conseguiu negociar dívidas com as condições especiais oferecidas pela campanha Fique em Dia com a Caema terá uma última chance. O cliente interessado poderá regularizar débitos antigos com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), aproveitando os descontos e parcelamentos até o dia 6 de janeiro de 2020.

Segundo o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente da CAEMA, José Oliveira Ataídes, a prorrogação vai dar chance aos clientes que por alguma razão ficaram impossibilitados de fazerem suas negociações de procurarem a empresa para negociar de modo definitivo e resolver suas dívidas com a CAEMA. O diretor apontou que algumas negociações não foram concluídas devido indisponibilidade financeira momentânea do cliente.

A campanha, lançada para atender aos usuários inadimplentes, está em vigor desde o 21 de outubro deste ano e teria seu período encerrado no último dia 6 de dezembro. Durante todo esse tempo, foram realizadas perto de 17 mil negociações, 30,5% delas quitaram dívidas à vista.

Com a prorrogação, são mantidas as condições para quem quiser aproveitar essa nova chance. Ao procurar a Caema, o cliente poderá parcelar qualquer débito em até 60x com redução de juros e multas, ou efetuar o pagamento à vista sem contabilizar juros e multa sobre o valor devido. Esse tipo de pagamento, que permite a retirada de 100% dos juros e multas por parte da Caema, também pode ser feito com cartão de crédito, dadas as condições oferecidas pela operadora do cartão. â??Se dividir entre 2X e 12x, o cliente obterá vantagem de até 80% de desconto dos juros e multa. Para um maior número de prestações, 13x a 36x, os juros e multas terão 50% de redução. Superada esta faixa, o cliente ainda receberá a vantagem de 25% de desconto na multa e nos juros, podendo pagar em até 60xâ?, define Ataídes.

Para negociar as faturas atrasadas, quitar o débito, evitar o corte e voltar a contar com o abastecimento da CAEMA, ficando também apto a realizar operações no mercado que envolvam a obtenção e uso de crédito, o cliente poderá dirigir-se em horário comercial, de segunda à sexta, a qualquer unidade comercial da Companhia, na capital ou no interior, bem como às Unidades do Viva/Procon que possuem guichê de atendimento da Caema.

A adesão à campanha poderá ser feita pelo titular da conta ou por terceiro munido de procuração legal. No caso do pagamento com cartão de crédito ou débito, a negociação poderá ser feita tanto nas lojas e unidades físicas da Companhia, quanto na loja virtual, ou na página da Caema (www.caema.ma.gov.br), acessando o link de serviços. Há ainda, os números 0800-200-1111; 0800-046-5000; 0800-882-2518 para abertura de negociação junto às empresas de cobrança especializada contratadas pela Caema.

 

 

 

Campanha de Negociação de dívidas da CAEMA já beneficiou quase 10 mil usuários no Maranhão

Desde o dia 21 de outubro, a campanha lançada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) para atender clientes que queiram regularizar dívidas com a empresa, já concluiu quase 10 mil negociações de dívidas. A campanha Fique em Dia com a Caema possibilita condições especiais para pagamento à vista, com retira de total de juros e multas, ou mesmo o parcelamento dos débitos em até 60x, além da regularização da situação de inadimplência e a não suspensão dos serviços de abastecimento por conta de faturas em atraso. A campanha é uma boa oportunidade para o cliente manter o nome limpo junto órgãos de proteção, facilitando também, a realização de operações no mercado que envolvam a obtenção e uso de crédito.
“A campanha ocorre pelo quarto ano consecutivo. No entanto, nesta edição, nós temos condições ainda mais especiais para nossos clientes, que podem escolher no momento da negociação aquela que melhor caberá em seu bolso, para honrar o compromisso assumido, manter-se em adimplência e continuar a receber normalmente os serviços prestados pela CAEMA à sociedade”, diz José Oliveira Ataídes, diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente da CAEMA.
As vantagens oferecidas destinam descontos de 100% de multa e juros para os clientes que optarem por efetuar o pagamento em parcela única, ou seja, será possível livrar-se do débito, pagando apenas o saldo devedor das faturas em atraso e sem demais acréscimos. A escolha de uma modalidade de parcelamento junto a CAEMA, também, facilitará ao cliente o pagamento corrigido.
Se dividir entre 2X e 12x, ele obterá vantagem de até 80% de desconto dos juros e multa. Para um maior número de prestações, 13x a 36x, os juros e multas terão 50% de redução. Superada esta faixa, o cliente ainda receberá a vantagem de 25% de desconto na multa e nos juros, podendo pagar em até 60x.
“Além destas modalidades, o cliente tem ainda a opção de pagar toda a dívida no cartão de crédito. Nesse tipo de negociação, a Caema retira 100% dos juros e todas as multas acumuladas ao longo do período do débito, ficando o cliente sujeito aos juros praticados pela operadora do seu cartão”, esclarece o diretor Comercial.
Somente neste mês, quase 300 consumidores escolheram este tipo de pagamento que coincidem com a modalidade à vista e, portanto, executa valores isentos de acréscimo de juros e multas efetuando apenas o valor inicial do débito. “Após negociação individual por parte de cada devedor, esse volume negociou, até o último dia 27, valores que giraram até R$2.500,00. É importante ressaltar que estes valores seriam bem maiores, caso o cliente não aproveitasse a vantagem ofertada pela campanha para pagamento via cartão de crédito ou débito”, enfatiza o gerente de Comercialização da Caema, Igor Frazão.
Para negociar as faturas atrasadas, o cliente pode dirigir-se em horário comercial, de segunda à sábado, a qualquer unidade da Caema da capital ou do interior, bem como às Unidades do Viva/Procon que possuem guichê de atendimento da Caema. A adesão à campanha poderá ser feita pelo titular da conta ou por terceiro munido de procuração legal. No caso do pagamento com cartão de crédito ou débito, a negociação poderá ser feita tanto nas lojas e unidades físicas da Companhia, quanto na loja virtual, na página da Caema (www.caema.ma.gov.br), acessando o link de serviços. Há ainda, os números 0800-200-1111; 0800-046-5000; 0800-882-2518 para abertura de negociação junto às empresas de cobrança especializada contratadas pela Caema.
 

Foto: Nicolly Vaz

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