Comunicado-Paulino Neves

BOLETIM - Adutora no Bacanga - 27/12

Sede da CAEMA recebe sala no conceito de Gestão Integrada

 
Unidades administrativas da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão alocadas no prédio-sede na capital, receberam, na tarde da última terça-feira (17), espaço revitalizado de suas instalações. A revitalização é uma iniciativa da Diretoria Executiva em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que vai proporcionar mais segurança, conforto e bem-estar a colaboradores de 12 coordenadorias.
 
 A reestruturação das unidades é um plano antigo que foi intensificado nos últimos 90 dias visando ampliar as condições de trabalho dos colaboradores da empresa e, além disso, contribui na ressocialização de internos do regime semiaberto do sistema prisional do Maranhão. Os internos fazem parte do projeto “Trabalhando com Dignidade”, do Governo do Estado, e foram os responsáveis pela produção e montagem dos mobiliários instalados, todos planejados e feitos em MDF.
 De acordo com a gerente de Suporte Administrativo da CAEMA, Edna Portela, o espaço foi readequado para melhor atender às coordenadorias. “Já tem algum tempo que as unidades que funcionavam neste local tinham sido redirecionadas para outros pontos da empresa e, agora que foi entregue, a expectativa é a melhora significativa da produtividade e eficiência dos nossos serviços, pois, com mais conforto se produz mais”.
 
 O assistente técnico da presidência, Cleison Gomes de Sá, destacou alguns ganhos para os serviços administrativos da Companhia. “A sala segue o modelo de gestão integrada com várias coordenadorias trabalhando juntas no mesmo espaço, daí as informações fluirão melhor entre os setores. Além das vantagens com o modelo de Gestão integrada, foi possível economizar com a aquisição dos móveis proveniente de mão de obra carcerária, já que o custo é menor em relação ao comércio formal, e a expectativa é que essa economia aumente também com a redução do consumo de energia elétrica e papel, por exemplo”.
 
Na sala, ficarão alojadas as gerências ligadas à Diretoria de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas, tais quais a Gerência Financeira (GEFI), Coordenadoria de Planejamento E Gestão Orçamentária (GEFIO), Coordenadoria de Gestão Financeira (GEFIF), Coordenadoria de Tesouraria (GEFIT), Gerência De Pessoas (GEPE), Coordenadoria de Pagamento de Pessoal e Encargos Sociais (GEPEP), Coordenadoria de Administração de Pessoas (GEPEA), Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (GEPED), Coordenadoria de Medicina e Segurança Do Trabalho (GEPEM), Gerencia Contábil e de Patrimônio (GCOP), Coordenadoria de Controle e Gestão Patrimonial (GCOPP), Coordenadoria De Contabilidade (GCOPC).
 
 O diretor presidente da CAEMA, André dos Santos Paula, falou sobre a mudança. “A gestão integrada se mostra como grande aliada para a conquista de um desempenho satisfatório na CAEMA, especialmente diante da atual realidade em que a nossa única saída é aumentar a eficiência da estrutura funcional, e das operações realizadas no dia-a-dia. Espero que todos se adaptem a esse novo modelo, sempre em busca de resultados positivos, do crescimento pessoal, profissional e também da própria Companhia”, finalizou.
 

BOLETIM - Adutora no Bacanga

Caema realiza treinamento para desenvolvimento de lideranças

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) promoveu o 1º treinamento para desenvolvimento de lideranças da empresa, na última sexta-feira, 13 de dezembro. A capacitação foi realizada em parceria com o Vetor Brasil no objetivo de aprimorar e despertar competências gerenciais em 65 colaboradores, a fim de traçar o melhor funcionamento da Companhia. O evento aconteceu no prédio da antiga Fábrica Santa Amélia, em São Luís

A abertura foi conduzida pelo diretor presidente André dos Santos Paula, que deu uma palavra de motivação e incentivo aos colaboradores. “Gostaria de parabeniza-los porque vocês não estão aqui à toa. Espero que vocês tenham um dia bastante proveitoso e desenvolvam competências e habilidades enquanto líderes, da mesma forma que estejam preparados para se adaptarem às mudanças que estão por vir, pois vocês também são responsáveis pelo alcance, imprescindível, de resultados positivos no âmbito da nossa empresa”, começou.

Em seguida o diretor presidente passou a palavra para Ted Lago, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), que destacou pontos positivos do case EMAP. “Por mais que as mudanças sejam difíceis de executar, elas são necessárias. É fácil saber o que deve ser feito, o difícil é fazer acontecer, mas é possível”, destacou.

Após esse primeiro momento, foi dado início às oficinas voltadas ao aperfeiçoamento das atividades da CAEMA. A equipe do Vetor Brasil desenvolveu uma dinâmica para a identificação da força motriz da CAEMA e provocou os colaboradores a soltarem palavras de auto identificação e outras que demonstrassem o que os incentiva a trabalhar continuamente pela melhoria da Companhia.

Durante a primeira dinâmica, a coordenadora de desenvolvimento da Organização Vetor Brasil, Luana Smeets, aproveitou para destacar a ideia. “Esse é um momento de reconexão e de entender que um novo time está se formando. Isso exige muito protagonismo, responsabilidade e motivação. Então, a ideia é ativar a inteligência coletiva, celebrar as conquistas pessoais, profissionais, individuais, celebrar a potência do grupo e conseguir trazer essa conexão e fortalecimento de equipe”, disse.

Propósito e protagonismo

Sair da mesmice foi outro ponto trabalhado durante o desenvolvimento de lideranças. Fazer acontecer e despertar coragem nos líderes e possíveis novos líderes da CAEMA, para afastarem os obstáculos em favor da construção de um caminho de sucesso foi uma das missões da equipe do Vetor Brasil. A equipe Vetor acentuou que é preciso ter propósito e conhecimento de onde se quer chegar, com foco e integração entre líderes e liderados com estratégias de ações para alcançar objetivos. No sentido de protagonismo, foi ressaltada a necessidade de se colocar como figura principal nas ações precisam ser colocadas em execução.

Planejar, desenvolver, checar e agir

A responsabilidade e o privilégio de poder construir colaborativamente a matriz das competências de lideranças e despertar comportamentos de entrega, fez parte do primeiro encontro do Programa. A gestão do tempo foi uma solução apresentada para um salto de produtividade e, consequentemente, para melhores resultados no âmbito CAEMA. Nesse momento, os colaboradores compartilharam formas de atuação na empresa que estão diretamente ligadas ao cumprimento de suas metas laborais e também a qualidade de vida de cada um.

A identificação de atitudes de boa gestão do tempo que contribuem para o desenvolvimento das atividades dentro do horário de expediente, com mais qualidade e eficiência foi outro desafio que os colaboradores receberam no avento. Por outro lado, a gestão do conhecimento também não ficou de fora e focou na questão da transformação do conhecimento em prática, ou seja, o compartilhamento dos saberes para todo o grupo nas Unidades, para impossibilitar que o setor pare na ausência do líder, e que todos tenham acesso do que acontece no universo empresa e, compartilhando, integrados, de tudo o que for necessário.

Suely Silva, coordenadora comercial da gerencia de Imperatriz, comentou que “como empresa, nós somos uma família, então a equipe precisa estar unida, tanto na parte comercial, operacional, para podemos desempenhar um bom trabalho, então essas iniciativas ajudam a unir os funcionários”.

Thiago Rocha, encarregado do setor de fiscalização e combate à fraude da gerência de Imperatriz, também se pronunciou sobre a importância do evento. “Acredito que esses momentos motivam o funcionário, esse treinamento também é importante para filtrar espirito de liderança dentro da Companhia, que às vezes estão ofuscados, talvez por conta da timidez”.

O feedback como ferramenta

Alinhar o trabalho desenvolvido na CAEMA tem sido um dos principais desafios da atual gestão, por isso, o treinamento para o desenvolvimento de lideranças foi muito bem pensado, e o feedback foi posto em destaque como uma das principais formas de alinhar os trabalhos desenvolvidos na Companhia. O Vetor evidenciou que, para alcançar o aperfeiçoamento dentro da empresa, é primordial o uso do recurso Feedback para que seja possível nortear a conduta profissional de cada um e também saber onde é preciso melhorar e qual meio para transformar e ajudar os profissionais a evoluírem.

Para explorar mais sobre o assunto os colaboradores participaram de várias atividades sobre, e dividiram sobre seus pontos de vistas sobre o significado da palavra. Além de compartilharem de vivências que foram desmotivadoras com feedbacks que talvez não os ajudariam a crescer, tanto profissional quanto pessoalmente, transformaram os relatos em mais humanizados como verdadeiros líderes.

Por fim, no encerramento do evento os colaboradores fizeram uma regressão das atividades realizadas durante todo o dia e externaram o que acharam de mais importante. No fim, o presidente André retomou a palavra e agradeceu a participação de todos. “Fico feliz em fazer parte desse momento com vocês e de ter percebido a dedicação de cada um que esteve conosco, compartilhando, aprendendo, motivados e motivadores. Este foi o primeiro de muitos e, em 2020 estaremos reunidos mais vezes para construirmos juntos essa empresa que é de todos nós”, concluiu.

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ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PRC
 
TEXTO: Niedja Lobato
EDIÇÃO: Rafaela L. Plácido
FOTO: Hil Neto

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