Governo do Estado entrega Sistema de Abastecimento de Água de Esperantinópolis

altO Governo do Estado do MaranhÃ?£o, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do MaranhÃ?£o (CAEMA), entregou na manhÃ?£ desta sexta-feira (14), dois poÃ?§os para ampliar o Sistema de Abastecimento de Ã?gua do municÃ?­pio de EsperantinÃ?³polis. A aÃ?§Ã?£o, que faz parte do programa Ã?gua Para Todos, vai assegurar o abastecimento para mais de 9 mil pessoas do povoado Jiquiri e do bairro JovitÃ?£o. Ao todo, foram R$1.016.654,66 em investimentos para promover acesso regular a Ã?¡gua potÃ?¡vel, para a populaÃ?§Ã?£o daquelas regiÃ?µes.

Participaram do evento de entrega o presidente da CAEMA, Andr�© dos Santos Paula; o prefeito de Esperantin�³polis, Alu�­sio Carneiro Filho; lideran�§as pol�­ticas, vereadores e moradores da comunidade.

Os dois poÃ?§os perfurados pela CAEMA jÃ?¡ estÃ?£o em operaÃ?§Ã?£o. O poÃ?§o do povoado JovitÃ?£o tem vazÃ?£o de 50 mil litros de Ã?¡gua por hora e atende aproximadamente 6.670 moradores. Maria CÃ?©lia Alves Ferreira, moradora do bairro JovitÃ?£o, fala que mora na localidade desde 2012, mas que desde o ano de 2005 a regiÃ?£o sofria com a falta dâ??agua. â??GraÃ?§as a Deus chegou esse dia tÃ?£o sonhado para a nossa comunidade receber este poÃ?§o, pois hÃ?¡ anos nÃ?£o temos abastecimento regular de Ã?¡gua, o que nos salvava eram os carros pipas. Todos ficamos muito felizes com a parceria do Governo e CAEMA para solucionar esse problema e melhorar a nossa situaÃ?§Ã?£o, porque sem Ã?¡gua nÃ?£o tem como ter qualidade de vidaâ?, declarou.

O morador AntÃ?´nio DamiÃ?£o Neto relatou as dificuldades da comunidade no JovitÃ?£o e da esperanÃ?§a de dias melhores com mais Ã?¡gua nas torneiras. â??JÃ?¡ chegamos a ficar atÃ?© 15 dias sem Ã?¡gua, o que nos obrigava a buscar Ã?¡gua no aÃ?§ude que fica a mais de 1 quilÃ?´metro com lata na cabeÃ?§a. Algumas administraÃ?§Ã?µes anteriores, conhecedoras do nosso sofrimento, prometeram furar um poÃ?§o para nÃ?³s, mas sÃ?³ agora podemos ficar mais tranquilos com a certeza de que nÃ?£o ficaremos mais desabastecidos por tanto tempo. Agora temos Ã?¡gua potÃ?¡vel nas casas e a tendÃ?ªncia Ã?© sÃ?³ melhorarâ?, disse o morador.

Outro poÃ?§o entregue estÃ?¡ localizado no povoado Jiquiri, com vazÃ?£o de 20 mil litros por hora e atende mais 2.666 pessoas. â??Agora estÃ?¡ bom demais, nÃ?£o tÃ?­nhamos Ã?¡gua e agora jÃ?¡ estÃ?¡ tendo. Ã?? uma benÃ?§Ã?£o. Antes era sÃ?³ no carro pipa, uma, duas vezes na semana, e quando o carro quebrava, nem vinha. EstÃ?¡ excelenteâ?, falou JoÃ?£o Barbosa Lima, morador de Jiquiri.

AndrÃ?© dos Santos Paula, presidente da CAEMA, disse que a entrega dos sistemas, que de imediato jÃ?¡ estÃ?£o levando Ã?¡gua para 9.332 moradores, foi resultado de mais um compromisso cumprido pelo Governo do Estado em Parceria com a Companhia e que os investimentos foram mais de R$1.000.000,00. â??A questÃ?£o da Ã?¡gua sempre foi prioridade do Governo FlÃ?¡vio Dino, pois entende-se que Ã?¡gua Ã?© sinÃ?´nimo de vida, saÃ?ºde, dignidade e melhores condiÃ?§Ã?µes para tudo. Foi um motivo de muita satisfaÃ?§Ã?£o para o Governo e CAEMA fazer essa entrega para o povo de EsperantinÃ?³polis. Os poÃ?§os fazem parte dos esforÃ?§os para suprir demandas desse povo e aumentar a oferta de Ã?¡gua potÃ?¡vel e pronta para o consumo da populaÃ?§Ã?£oâ?, finalizou.

O prefeito da cidade, AluÃ?­sio Carneiro Filho, relembrou das dificuldades enfrentadas pela populaÃ?§Ã?£o durante a solenidade de entrega. â??NÃ?³s tÃ?­nhamos uma deficiÃ?ªncia muito grande na distribuiÃ?§Ã?£o de Ã?¡gua nessas regiÃ?µes, entÃ?£o desde que assumi a prefeitura, passamos a atendÃ?ª-los com abastecimento alternativo por meio de carros-pipas, mas nÃ?£o era tÃ?£o satisfatÃ?³rio a todos. Sem contar que tambÃ?©m enfrentÃ?¡vamos sinistros, como por exemplo a quebra desses carros, o que impossibilitava que a Ã?¡gua chegasse para a comunidade. Eu sÃ?³ tenho a agradecer ao Governo do MaranhÃ?£o por ter atendido essa solicitaÃ?§Ã?£o de EsperantinÃ?³polis e a CAEMA por ter assumido essa demandaâ?, declarou o prefeito.

Treinamento aborda o uso consciente da energia elétrica

Na última sexta-feira (7), no auditório da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), ocorreu um treinamento visando o uso mais eficiente da energia elétrica nas dependências da Companhia. Ministrado pelo engenheiro mecânico Luiz Henrique Fonseca e pelo engenheiro eletricista Ricardo Costa Falcão, o evento apresentou métodos que melhoram o consumo de energia, de forma sustentável e mais eficiente.


Na ocasião, foram apresentados diversos tópicos, como por exemplo, explicações básicas relacionadas às bandeiras tarifárias, suas aplicações e quais as melhores maneiras de aproveitá-las considerando o trabalho desenvolvido em cada estação, a partir de horários estabelecidos pela concessionária de energia elétrica, dentre outros temas.


O engenheiro eletricista contou como se deu o processo. “Fizemos uma revisão conceitual dentro da grandeza de consumo de energia elétrica na CAEMA e expusemos, nessa capacitação, o que recebemos da Companhia de energia elétrica dando dicas de como eles podem identificar variações. Agora, os participantes estão aptos para fazerem as análises das faturas e a expectativa é de um maior controle para dimensionar e implantar medidas de melhor controle e racionamento de energia”, disse Ricardo Falcão.


O gerente de negócios da Unidade do Anjo da Guarda, George Pereira de Sousa, que participou da capacitação, falou sobre a necessidade da redução de gastos. “Estamos em tempos de otimizar a redução de custos com a operação e outras perdas. Hoje, especialmente, estamos acompanhando alguns processos, sob orientação de especialistas, de como reduzir os gastos com a energia elétrica, que é a segunda maior despesa da Companhia. Então é conhecer as estratégias compiladas pelo setor responsável e lançar o desafio de empregar boas ações aos colaboradores, para atingirmos essa meta”, ressaltou.


Luiz Henrique Fonseca, que também é gerente de Desenvolvimento e Controle Operacional da Caema (ODCD/ODCQ), explicou a importância do treinamento para representantes de cada Unidade de Negócio. “Precisamos modificar o olhar sobre a gestão de energia elétrica da CAEMA, pois, até pouco tempo, a análise das contas era concentrada em um só ponto, daí a necessidade de qualificar pelo menos um representante por unidade para que eles entendam e consigam definir e encontrar variáveis de consumo dentro da Companhia que possam ser contestadas junto ao nosso fornecedor, controladas e otimizadas”, finalizou.

Caema e Sedihpop discutem contratação de refugiados

No mês de janeiro, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) e a Secretaria de estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) reuniram-se para tratar de recrutamento de refugiados. O encontro aconteceu com a presença da gerente de Suporte Administrativo da CAEMA, Edna Portela, juntamente com o assessor da presidência, Cleison Gomes, e os representantes da Sedihpop, Pedro Maciel e Airton Ferreira.

O recrutamento é direcionado para refugiados com mão de obra qualificada. O processo será organizado pela SEDIHPOP e os candidatos são remanejados para as vagas que estiverem em aberto nas empresas que prestam serviço à Caema.

Acesso ao mercado de trabalho

O coordenador das Ações de Combate ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo da SEDIHPOP, Pedro Maciel, apontou que os refugiados presentes no estado, entre pessoas indígenas e não-indígenas, em grande parte, são venezuelanos que fugiram de uma situação de vulnerabilidade socioeconômica em seu país de origem. Então, para evitar que continuem passando por problemas de instabilidade social e econômica, a secretaria fez parceria com a Caema no intuito de oferecer oportunidades de emprego para quem se encontra em situação de refúgio.

“O Governo do Estado visa trabalhar em rede tanto com empresas privadas quanto com os órgãos do próprio governo para construir uma política que atenda às necessidades das pessoas refugiadas. Uma das pautas importantes nessa questão é o acesso ao mercado de trabalho. Recentemente, houve a parceria entre a Caema e a Sedihpop, onde a Companhia ofertou vagas para pessoas em situação de refúgio da Venezuela. Em reunião realizada, ficou acordado que a Sedihpop faria essa mediação, comunicando-os da abertura das vagas e encaminhando o currículo deles para que houvesse a avaliação e a seleção para entrevista na Caema”, pontuou Pedro.

Este foi o primeiro passo para realizar ações efetivas que visem a inserção de refugiados no mercado de trabalho. O primeiro fruto dessa parceria foi o emprego de vigilante na Caema do refugiado venezuelano Joel Jesus Melendez. No Brasil há um pouco mais de 1 ano e no Maranhão há 7 meses, ele espera cooperar para o crescimento do país e do estado por meio da sua mão de obra. “Esta parceria é muito boa para oportunidades de emprego e eu tenho muito conhecimento para contribuir com este país. Espero dar o meu melhor”, afirmou Melendez.

Pedro Maciel ainda reiterou que há muito a ser feito, como expandir a parceria realizada com a Caema para outras instituições. “Essa prática é importante porque demonstra o compromisso e o interesse do governo do Estado, bem como de outras empresas, em colaborar para que estas pessoas tenham acesso ao mercado de trabalho, para que elas tenham condições mínimas de existência e de vida para que possam, em uma realidade completamente distante das que estão acostumadas, viverem de maneira digna”, finalizou.

Edna Portela, gerente de suporte administrativo da CAEMA, destacou a importância da parceria para promover o acesso ao mercado de trabalho entre pessoas refugiadas no Maranhão. "A CAEMA vem mantendo esta parceria e nesse momento, iniciamos uma frente com a SEDIHPOP no recrutamento de mão de obra refugiada para atuarem junto às empresas prestadoras de serviços da Caema. É muito importante pela responsabilidade social e dignidade humana, na busca de proporcionar a essas pessoas uma oportunidade de recomeço", disse.

Posse da nova Diretoria de Gestão Administrativa da Caema e a inauguração de refeitório marcam a manhã desta sexta-feira

altOcorreu na manhã desta sexta-feira, 7, no Auditório da empresa, a posse de recondução da nova diretora de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Maria Edna Portela do Carmo Vélez, por meio da nova composição da diretoria. Compareceram na cerimônia, ainda, o diretor-presidente, André dos Santos Paula; o diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, Carlos Rogério Santos Araújo; o diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Leonardo Lima de Medeiros e o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente, José Oliveira Ataídes. Na ocasião, também ocorreu a inauguração do refeitório da empresa, que beneficiará dezenas de colaboradores na sede.

Maria Edna Portela do Carmo Vélez iniciou sua carreira na Caema como auxiliar de administração na gerência do município de Pedreiras, aonde trabalhou por 4 anos. Logo em seguida foi transferida para a Gerência de Pessoas em São Luís, sempre se dedicando ao trabalho desenvolvido na empresa. Foi convidada pela Diretoria de Operações para assumir o cargo de assistente de diretoria, aonde permaneceu pela gestão de cinco diretores. Em 2018 assumiu a gerência da Unidade Centro, na qual pôde conhecer o desenvolvimento do trabalho em campo. No ano passado, foi para a Gerência de Suporte Administrativo com a implementação de ações que visaram a redução de recursos gastos e a otimização de serviços.

A nova diretora destacou que a vivência nos mais variados setores da Companhia permitiu que aprendesse novas coisas com cada um e que isso a motivou a conhecer a operação e os serviços oferecidos por meio de várias vertentes.

â??Tenho o privilégio de ser funcionária de carreira, de conhecer os procedimentos da empresa e conhecer o perfil de cada colega que está aqui e que vai somar para a nossa gestão. Até esse momento passei por muitos lugares, absorvi conhecimento de muitas pessoas e se eu cheguei até aqui, foi porque trabalhei em equipe. A mudança é importante, porque é comprovado cientificamente que quando fazemos sempre a mesma coisa, começamos a fazer no automático, economizando esforço mental, é difícil para mudar. Então para isso acontecer, nós precisamos trabalhar diferente, enfrentar obstáculos diferentes, tentar fazer diferente e a partir disso, continuarei desempenhando meu papel com dedicação e éticaâ?, explanou Edna.

O diretor-presidente, André Santos de Paula, afirmou que dar seguimento ao trabalho desenvolvido é uma característica essencial ao crescimento da empresa e que este é um dos pontos importantes relacionados a posse da nova gestora.

â??Para gente hoje é um dia de grande satisfação e de comemoração também, porque uma das grandes ´preocupações que ficam é a continuidade, o receio desse trabalho que está sendo desenvolvido ser perdido. E essa junção da Edna à diretoria que é quase uma outra geração que tem aqui na empresa, para nós é garantir que o trabalho desenvolvido pode e deve ter continuidade. E a Edna, junto com a sua trajetória profissional aqui na empresa, representa todos aqueles valores dentro da Companhia, que é a pessoa se sobressair pelo trabalho dela, pela dedicação, pela competênciaâ?, declarou o presidente.

Ele ainda frisou que este é um momento representativo para as mulheres da Companhia. â??A nossa empresa é majoritariamente masculina, as mulheres são menos de 20%. Nós temos trabalhado isso, desenvolvimento ações estratégicas e buscaremos avançar ainda mais em relação a este pontoâ?.

Ao término da cerimônia foi inaugurado o novo refeitório da sede com capacidade para cerca de 20 pessoas. Estruturado com refrigerador, micro-ondas, cadeiras e mesas para melhor acomodar os colaboradores.

ALERTA - Não caia em golpe!

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