Para garantir conforto e comodidade aos usuários dos seus serviços, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) colocou em campo duas novas empresas – MG Setel e Atlantis – para otimizar o serviço de entrega das contas de água, que trazem uma leitura fácil, intuitiva e transparente.
Para segurança dos usuários dos serviços da Companhia, os entregadores estarão sempre uniformizados e identificados com uniforme de cor cinza, faixa reflexiva na jaqueta e na calça, crachá com foto na altura do peito com os nomes da empresa e do empregado, além da inscrição “A Serviço da CAEMA” no chapéu e no bolso da jaqueta.
Nenhum entregador está autorizado a ingressar nas residências, receber pagamento de contas ou mesmo solicitar gratificação dos usuários dos serviços da CAEMA. Qualquer ocorrência nesse sentido, o cliente deve ligar imediatamente o Call Center 0800-7010-195 ou até mesmo para a Polícia, por tratar-se de golpe.
A entrega de contas de água pelas empresas MG Setel e Atlantis vai ocorrer na Regional de São Luís e na Regional de Pinheiro. Entre os municípios que integram a Regional de São Luís incluem-se Axixá, Bacabeira, Barreirinhas, Cantanhede, Entrocamento, Icatu, Itaipu/Rosário, Itapecuru-Mirim, Matões do Norte, Miranda, Morros, Pirapemas, Presidente Juscelino e Primeira Cruz.
Já a Regional de Pinheiro engloba os municípios de Alcântara, Bacuri, Cajapió, Candido Mendes, Carutapera, Cumâ, Godofredo Viana, Guimarães, Luis Domingues Matinha, Mirinzal, Palmeirândia, Penalva, Peri-Mirim, Pinheiro, Porto Rico, São Bento, São Vicente Ferrer e São João Batista.

Deputado Rafael abriu a reunião ressaltando o objetivo da Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Básico. “A finalidade é discutir a modelagem do sistema que irá operacionalizar dentro do Maranhão, a partir do que dispõe a Lei Complementar nº 239/2021. Precisamos aprofundar o debate e apresentar propostas que, efetivamente, garantam um modelo de gestão eficaz e eficiente para o saneamento básico de nosso estado”, disse o parlamentar.
Segundo ele, o governador Carlos Brandão tem dedicado esforços no sentido de buscar investimentos para a área. “E a Caema também tem se colocado como uma parceira nessa discussão”, acrescentou Rafael.
Debate
O representante dos Comitês de Bacias, Ozenildo Correia, defendeu a criação de uma secretaria de estado de recursos hídricos e a regulamentação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. “O Maranhão é um dos poucos estados da federação que não dispõe de um órgão específico de gestão dos recursos hídricos. Precisamos regulamentar, urgentemente, o Fundo Estadual criado em 2004. Não se faz política pública nessa área sem recursos”, ressaltou.
Por sua vez, Ivo Gonçalves, do Comitê de Bacia do Rio Mearim, disse que a Caema precisa renovar os contratos com os municípios. “Com a renovação teremos uma nova configuração na gestão dos nossos recursos hídricos. Pode ser que a partir daí tenhamos recursos orçamentários para tocar nosso trabalho”, esclareceu.
Na ocasião, o presidente da Caema, Marco Aurélio Freitas, afirmou que a empresa tem buscado vencer os desafios que se apresentam, dentre eles, o de contar com aportes financeiros na estrutura de tarifas. “Temos condições de fazer uma virada de chave. Para tanto, precisamos de recursos. Já colocamos projetos nos órgãos federais e aguardamos análises. Somos uma empresa viável, com capacidade de mudança e com um corpo técnico muito bom”, enfatizou.
Encaminhamentos
Foram aprovados encaminhamentos a serem priorizados pela Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Básico, dentre outros, a criação de uma Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e a regulamentação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
Além do deputado Rafael, compuseram também a mesa dos trabalhos, o presidente da Caema, Marco Aurélio Freitas; o promotor de Justiça do Meio Ambiente de São Luís, Francisco Teomário; o representante dos Comitês de Bacias, Ozenildo Correia; o superintendente de Recurso Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Leonardo de Jesus Marinho; o presidente da Maranhão Parcerias (MAPA), Cassiano Pereira Júnior, entre outros.
Fonte: Agência Assembleia
Fotos: Wesley Ramos
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão disponibiliza ao público várias plataformas virtuais de atendimento, visando a satisfação dos seus clientes nos 137 municípios do Estado onde a empresa presta serviços de abastecimento e esgotamento sanitário.
Além do Call Center (0800 70 10 195), o público consumidor tem à sua disposição o aplicativo CAEMA MOBILE, o WhatsApp (98 – 991130195) e o Telegram (@caema_bot), todos funcionando 24 horas, garantindo comodidade e segurança aos consumidores.
No site oficial da Companhia (www.caema.ma.gov.br) podem ser emitidas segundas vias de conta, bem como o número do Código de Barra, a opção do pagamento via PIX ou com o Cartão de Crédito, desde que o cliente informe a matrícula do imóvel pelo qual é responsável.
CAEMA MOBILE
Disponível nas plataformas Android e IOS, o aplicativo CAEMA MOBILE permite ao cliente retirar segunda via de fatura, pagar com PIX ou Cartão de Crédito, gerar certidão negativa de débito, acompanhar solicitações, solicitar serviços de manutenção de água e esgoto, atualizar cadastro, pedir religação de imóvel, denunciar ligações clandestinas, acompanhar solicitações, além de escanear crachás para validação e reconhecimento dos funcionários da Companhia.
Ao optar por pagamento via PIX – pelo site ou pelo o aplicativo ‘CAEMA MOBILE’ – recomenda-se que o cliente confira os valores correspondentes ao seu débito, certificando-se de que na operação de pagamento a destinatária é a CAEMA (CNPJ nº 06.274.757/0001-50). Esse procedimento é importante e imprescindível para que a baixa das faturas pagas seja registrada automaticamente no sistema da empresa.
CALL CENTER
No atendimento pelo Call Center, o cliente efetua a ligação gratuitamente para o 0800 7010- 195, podendo solicitar informações sobre serviços, documentos necessários à atualização cadastral, encontrando, ainda, as opções de negociações e solicitações emergenciais, tal como a verificação de falta de água e desobstrução de esgoto.
WHATSAPP E TELEGRAM
O WhatsApp e o Telegram (98-991130195) são os canais disponibilizados para solicitação de serviços, tais como religações, mudança de titularidade, denúncias de fraude, comunicação de vazamento de água e de esgoto. Vale frisar que nesses aplicativos também poderão ser solicitados o parcelamento de dívidas, certidão negativa, além da declaração anual de quitação de débito.
O WhatsApp e o Telegram ofertam também, aos clientes, opções para negociação de dívidas, atualização de dados cadastrais, realização de denúncias de vazamentos de água e desobstrução de esgoto, além da emissão da segunda via de fatura, pagamento via PIX ou Cartão de Crédito, emissão de certidão negativa de débito, declaração anual de quitação, envio de faturas por e-mail, além do contato com atendentes da Companhia.
É importante ressaltar que solicitações de serviços de manutenção corretiva de água e esgoto podem ser feitas somente por meio do Call Center, WhatsApp, Telegram e do Aplicatico CAEMA MOBILE.
Após a solicitação, é aberto um registro de atendimento (RA), gerando um número de protocolo que é repassado ao cliente junto com as informações sobre o prazo de atendimento da demanda, trazendo orientações sobre a solicitação. É necessário aguardar o prazo. Sempre que o cliente desejar fazer consultas será necessário informar o número do protocolo.
OUVIDORIA
Com a função institucional de intermediar as relações entre a empresa e a sociedade, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua, a Ouvidoria da CAEMA busca solucionar e responder às demandas pendentes de solução nos canais de atendimento convencionais.
Manifestações nesse sentido devem ser feitas através do sistema e-OUV/MA, disponível em www.ouvidorias.ma.gov.br com link disponível, como também no site www.caema.ma.gov.br na aba “ouvidoria”.
De forma presencial, o atendimento é realizado de segunda à sexta feira, das 8h às 18h, na Rua Silva Jardim, n° 307, Centro, São Luís – MA (Sede Oficial da CAEMA). O acesso ao pedido de Informação deve ser realizado pelo Sistema de Informação ao cidadão E-SIC/MA disponível em: www.e-sic.ma.gov.br com link também disponível no site da CAEMA.
ATENDIMENTO PRESENCIAL
Para melhor relacionamento com cliente, a Companhia presta atendimento presencial em São Luís, nas unidades da Cohab, Cohafuma, Cidade Operária e Centro e nas demais regionais que funcionam de segunda a sexta-feira, de 08h às 18h.
A empresa presta ainda atendimento presencial no São Luís Shopping, de 9h às 19h, e no Shopping da Ilha, das 9h às 14h. Todos os canais de atendimento da Companhia possuem amplas opções para dirimir dúvidas sobre os diversos serviços prestados à população.
REDES SOCIAIS
Como forma de interagir e se comunicar com seus clientes e com a sociedade, a CAEMA está presente também nas plataformas do Youtube e das redes sociais, especialmente no Instagram e no Facebook, onde são disponibilizadas ao público informações institucionais sobre obras, eventos, realizações, inaugurações de sistemas de abastecimento, projetos institucionais, notas de interesse público, entre outros.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – por meio da Assessoria de Governança e Regulação – participou da 13ª edição do Congresso Brasileiro de Regulação, que reuniu as principais lideranças de autarquias de fiscalização e regulação e prestadores de serviços delegados do país.
No evento – que teve uma extensa programação voltada para a área do saneamento básico – a CAEMA foi representada pela chefe da Assessoria de Governança e Regulação, Fernanda Ribeiro.
Além das inovações para o desenvolvimento do setor, foi discutido no evento, o atendimento ao novo marco regulatório, como a regionalização da prestação dos serviços, desafios do saneamento rural, financiamento de investimentos, estruturação de parcerias, entre outros temas importantes para o desenvolvimento da Companhia.
Do Maranhão, além da chefe Assessoria de Governança e Regulação CAEMA, Fernanda Ribeiro, participaram do Congresso o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Adriano Sarney.
Fotos: Arquivo ABAR / CAEMA
Em reunião na Associação dos Moradores da Cidade Olímpica, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), Marcos Aurélio Freitas, reafirmou a importância da hidrometração, que consiste na implantação de hidrômetros (medidores de água) nas residências que compõem o mencionado complexo habitacional.
A mensagem transmitida por Marcos Aurélio Freitas aos moradores da Cidade Olímpica foi simples, concisa e direta: “Todos devem fazer a sua parte, pois a água desperdiçada como o mau uso não será jamais aproveitada por um consumidor, por outros moradores do bairro e nem mesmo pela CAEMA. Ou seja, quando alguém desperdiça, todos perdem, inclusive o meio ambiente e o planeta”, frisou.
Ele afirmou que a instalação do hidrômetro é gratuita e representa uma economia de água para a cidade. “A medição evita o desperdício e ajuda a preservar o meio ambiente”, ressaltou Marcos Aurélio, que compareceu à reunião acompanhado dos diretores Carlos Rogério (Engenharia e Meio Ambiente), Mauro Muniz (Comercial) e Erione Nascimento (Operação), do chefe de gabinete da Presidência, Honório Filho, do coordenador Socioambiental, Marcos Silva, do superintendente. José Miguel Serra, de gerentes, coordenadores e assessores da CAEMA.
No encontro com os moradores do bairro, foi firmado o entendimento de que todos devem fazer sua parte, evitando desperdício de água e garantindo economia no pagamento da conta ao final do mês, ficando claro, porém, que isso só será possível com a instalação de hidrômetros, cuja aferição traz todo o volume de água individual utilizado no mês.
Nesse sentido, foi explicado na reunião que sem o hidrômetro o consumidor paga não só o que consome efetivamente, mas também o que é desperdiçado por todos com o mau uso e os pequenos vazamentos não identificados em torneiras e vasos sanitários.
“É uma questão de justiça. Sem o hidrômetro para fazer a leitura do consumo, a distribuição de água para os moradores do bairro fica extremamente difícil. O correto é o consumidor pagar pelo que está consumindo, utilizando um recurso imprescindível para a nossa vida sem desperdício”, pontuou Marcos Aurélio.
Ele disse que é importante que cada morador colabore com o sistema da CAEMA. “Se assim fizer, estará colaborando também com o meio ambiente, com o exercício da economia de água, fazendo o que chamamos de um consumo consciente, gerando um bom resultado na conta de água no final do mês”, explicou.
Para o presidente da CAEMA, o fornecimento de água diariamente para todos os moradores ocorrerá como fruto da hidrometração, peça importante no sistema de abastecimento, que possibilita uma medição precisa e assertiva do consumo, reduzindo perdas e garantindo água tratada para mais pessoas.
A obra de hidrometração da Grande Ilha conta com investimentos na ordem de R$ 25 milhões, sendo pouco mais de R$ 16 milhões do Governo Federal e pouco mais de R$ 8 milhões do Governo do Estado. Os investimentos vão garantir a redução na retirada de água dos rios e lençóis subterrâneos, preservando, assim, o meio ambiente. Cerca de 350 mil pessoas devem ser beneficiadas com a iniciativa.