CAEMA capacita estudantes como multiplicadores de educação ambiental

Uma recente parceria entre CAEMA e instituições de ensino capacita alunos para atuarem como multiplicadores de educação ambiental.  Ao todo 10 estudantes do curso de técnico ambiental do IEMA e do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Pitágoras, em São Luís, participam do projeto.

Atendendo a exigências e padrões de estágio curricular para nível médio e superior, o objetivo do projeto baseia-se em apresentar aos educandos as atividades que a CAEMA tem responsabilidade dentro da área do saneamento ambiental. Os estudantes cumprem uma carga horária de 160 horas no caso de curso de técnico e 200 horas para nível superior.

Segundo Marcos Silva, coordenador Socioambiental da CAEMA, setor que conduz e executa o projeto, os participantes são acompanhados por uma equipe técnica multidisciplinar durante todo o processo. A equipe é formada por assistente social, químico, engenheiro ambiental e técnicos que trabalham nos equipamentos de saneamento ambiental. Além da vivência diária no setor e discussões teóricas no auditório da empresa, há ainda, dentro do cronograma, o agendamento de visitas em campo.

“É importante que, ao mesmo tempo em que recebem as informações, estes estudantes vivenciem a prática da operação junto aos equipamentos disponíveis, tanto no serviço de abastecimento de água, quanto os equipamentos existentes para a coleta e tratamento sanitário do esgoto em nossa cidade”, explica Marcos Silva.

“Em sala de aula ou nas áreas comuns das instituições de ensino, dentro de suas casas e comunidade, estes estudantes apresentam-se como uma ótima oportunidade para apresentar o trabalho feito pela CAEMA dentro da esfera do saneamento básico, difundir e orientar boas práticas de preservação das águas e reduzir os impactos no Meio Ambiente”, reforça o coordenador.

por Walber Oliveira

Governo do Estado leva água a quase 7 mil pessoas em Gonçalves Dias

Um novo poço construído pelo Governo do Estado, perfurado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), vai beneficiar moradores em três grandes bairros da sede do município de Gonçalves Dias. O poço faz parte das ações propostas para implantar melhorias no Sistema de Abastecimento de Água daquele município, com o objetivo de aumentar a produção e oferta de água para a população local.

Com 306 metros de profundidade, o poço tubular vai produzir, por hora, um volume de 62 mil litros de água. Com essa vazão, será possível abastecer moradores nos bairros Novo Gonçalves Dias, Tromba da Porta e Cristino Cruz. Nestes três bairros, será possível atingir diretamente 6.613 pessoas. Além de atender os domiciliados nestes bairros, esta obra vai contribuir, por meio de manobras da vazão, com o abastecimento de toda a sede do município.   

O investimento feito pelo Governo do Estado, por intermédio da CAEMA, foi de aproximadamente R$472 mil reais para a compra dos equipamentos para operação e urbanização da área do poço. “Cada poço perfurado pela CAEMA recebe revestimento apropriado nas paredes internas, montagem de filtros, equipamentos de quadro de comando, bomba e clorador, entre outros equipamentos. Por fim, para atender aos padrões de potabilidade, são feitos procedimentos técnicos de limpeza, desinfecção e também vários testes de vazão antes da operação definitiva”, explica o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da CAEMA, João José Azevedo.

O novo poço, denominado P-06, será entregue à população nesta quinta-feira (5). Estão previstas para o evento de inauguração, as presenças do Vice-governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, o presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo e do prefeito de Gonçalves Dias, Antônio Soares de Sena.

 

CAEMA e donos de bares da Av. Litorânea discutem balneabilidade e buscam melhorias no abastecimento

A reunião proposta pela Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão, reuniu representantes da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA e os integrantes da Associação de Bares e Restaurantes da Avenida Litorânea (ASLIT), em torno das dificuldades e busca de soluções para melhorias no abastecimento de água, coleta de esgoto e aumento da balneabilidade das praias. A discursão ocorreu nas dependências da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) na última terça-feira (27).

Durante a reunião, engenheiros e técnicos da CAEMA puderam apresentar aos comerciantes e demais participantes o panorama atual estabelecido pela Companhia, no intuito de cumprir serviços essenciais de abastecimento e coleta de esgoto doméstico na área. O gerente da Unidade de Negócios do Vinhais da CAEMA, José Luiz Bastos, explicou que a Av. Litorânea é abastecida tanto pelo Sistema Italuís, com distribuição de vazão do reservatório R-9, quanto da exploração subterrânea do poço (p-2), localizado na avenida Luís Eduardo Magalhães.

Segundo Bastos, esta configuração permite atender perfeitamente o local, seus turistas, moradores e comércio estabelecidos ali.  Bastos enfatiza ainda que o principal problema a ser enfrentado hoje é o desperdício. “Nesse sentido, precisamos urgentemente da compreensão e parceria dos associados para mudar o quadro que acarreta prejuízos para ambos os lados”, frisou Bastos.

Entre os principais focos de desperdício, o corpo técnico da CAEMA listou pontos comuns que devem ser vistos com grande preocupação. Alguns se sobressaem por estarem ligados a problemas sociais e requererem, além de providências, sensibilidade do poder público, dos comerciantes e também dos frequentadores da orla. “Há uma série de questões. São pontos clandestinos de furto de água, uso desmedido por parte dos donos de bares e frequentadores, e sem falar nos lavadores de veículos que atuam na área, contribuindo para o enfraquecimento do abastecimento disponível e também acarretando danos ao Meio Ambiente, devido ao uso de materiais extremamente poluentes que vão parar na areia e, por consequência, na água do mar”, enfatiza Bastos.

Quanto à coleta de esgoto, os integrantes da comissão formada pela CAEMA também chamaram atenção para o fato de que todo o volume coletado na área recebe tratamento adequado. Os efluentes passam por duas Estações Elevatórias dos Esgotos (EEE), que operam ao longo da extensão da Avenida. “A CAEMA, recentemente, adquiriu 8 motores novos, aumentando a confiabilidade operacional do sistema e continua  destinando mais recursos para isso”, comentou Marcos Silva, coordenador socioambiental da CAEMA.

Após as explanações e o encaminhamento pelos participantes, foram programadas para a próxima semana, entre outras atividades, visitas técnicas nos bares e restaurantes. Além disso, uma petição formal junto a CAEMA, a ser protocolada pelos comerciantes, para análise e discussão da faixa de tarifa e enquadramento dos bares num modelo específico de cobrança. 

Para o presidente da ASLIT, Walternor Costa Silva, a reunião teve um caráter esclarecedor e a visita técnica, quando realizada, será uma ótima oportunidade para resolver pendências e realizar ajustes nas redes que servem os bares.  “Nós, quanto Associação, temos certeza de que os donos dos estabelecimentos vão se adequar ao que for necessário, pensando nos benefícios próprios e também para os clientes e o meio ambiente”.

Como interlocutor das discussões, o secretário adjunto de Turismo do Estado do Maranhão, Hugo Ricardo de Paiva, presente na reunião, disse que os debates desta natureza fazem parte de ações do GT da balneabilidade, grupo de trabalho instituído pelo governo e que reúne diversos órgãos interessados na melhoria da qualidade das praias, ganhos para atividade turística e econômica, bem como para a qualidade de vida da população na capital. 

“O diálogo franco entre as instituições do poder público, donos de bares e os representantes da CAEMA é de suma importância para fomentar e encaminhar demandas, quer seja em relação à Secretaria de Meio Ambiente ou em relação à interlocução da CAEMA que mesmo com a complexidade da prestação dos serviços segue de forma determinada a solucionar os problemas, seja de abastecimento ou de saneamento”, finalizou Hugo.

Encerrada a I Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho da CAEMA

Com o slogan “Você é a nossa ferramenta mais importante! Trabalhe com segurança”, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) promoveu, na última semana de agosto, a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, na Unidade Sede, em São Luís. A programação teve início na segunda-feira (26) e reuniu uma série de atividades acerca da conscientização dos riscos inerentes ao ambiente laboral. As ações contaram com a interatividade dos colaboradores, que receberam várias dicas de trabalho seguro. O encerramento foi na tarde da última sexta-feira (30).

“Além de alertar os colaboradores com medidas para diminuir os índices de acidentes de trabalho na Companhia, pautamos, na SIPAT – 2019, a saúde dos nossos colaboradores de um modo geral, trazendo conteúdos didáticos e explorando, na prática, o que foi repassado pelos profissionais parceiros que estiveram conosco nas atividades”, afirmou Meagan Leal, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da CAEMA.

Manter a harmonia da saúde física e mental dos colaboradores foi o compromisso da CIPA para esta primeira edição da Semana de Prevenção de Acidentes. Os males do tabagismo e do alcoolismo, segurança doméstica, riscos elétricos, uso de extintores e noções de primeiros socorros foram alguns dos temas abordados durante o evento. A “Síndrome de Burnout” também ganhou espaço para debate. As especialistas Laura Durans e Valéria Assunção Lima alertaram para o esgotamento profissional causado pela exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. 

Integrou ainda a semana de atividades da SIPAT – 2019 uma roda de conversa sobre o ciclo da violência contra a mulher, com a participação das lideranças femininas Milena Fernandes e Simona Azevedo, em parceria com a Casa da Mulher Brasileira, que levantaram a discussão sobre a igualdade de gênero no ambiente laboral e não deixaram de lado as medidas protetivas. Elas apontaram alguns ciclos de violências que, por ventura, a mulher possa estar inserida e as encorajaram para que procurem ajuda e denunciem.

“Este evento foi muito importante, pois trouxe uma diversidade temática que precisa ser falada até no nosso lugar de trabalho, inclusive porque é onde passamos maior parte do nosso tempo, diariamente. A discussão sobre a violência contra a mulher abriu horizontes sobre os vários tipos de violências contra este público, que por vezes passam despercebidamente”, falou Adma Costa, vice-presidente da CIPA. Ela ainda ressaltou que a equipe da CIPA está empenhada em evitar os vários tipos de adoecimento de toda comunidade no âmbito da CAEMA. “Nós nos preocupamos em propiciar momentos de leveza com uma programação educativa e ao mesmo tempo alegre. A ginástica laboral, por exemplo, tirou o nosso colaborador de suas atividades, por um curto tempo, mas com grandes benefícios para a sua saúde. E ainda tivemos a pescaria antiestresse e o aulão de zumba, que encerrou com chave de ouro a nossa Semana”, falou.

 

Clientes poderão obter descontos especiais para quitar dívidas com a CAEMA

Por meio de atendimento comercial em estande montado nas dependências do Shopping Rio Anil, em São Luís, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) está propiciando condições especiais para clientes que querem renegociar ou sanar débitos com a empresa durante o VII - Balcão de Renegociação de Dívidas, organizado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

O pacote ofertado aos clientes em situação de inadimplência prevê parcelamentos, além de redução de juros e multas em até 100% para que o consumidor possa honrar a negociação e ainda recuperar seu crédito. Quem pretende dispor dessas vantagens, deverá se e dirigir-se ao local de negociação, entre 10h e 22h, já que o encerramento do evento ocorre nesta sexta-feira (30).

Seu Valdemir Sousa (63), foi um dos primeiros a procurar o guichê de negociação e resolver uma dívida antiga com a CAEMA. Além das condições, ele elogiou a agilidade no atendimento recebido, fator que o deixou ainda mais satisfeito com o resultado. “Eu recebi um desconto e ainda parcelei o meu débito. Acima de tudo, foi bem rápido mesmo, a moça muito atenciosa me explicou tudo, em meia hora resolvi e paguei ”, conta o aposentado, morador do bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís.

Assim como Valdemir, o senhor Antônio Francisco Ferreira (56), já tinha ciência do valor devido. Ele aproveitou a folga para procurar o Balcão e resolver a situação de vez. “Eu vim pelos descontos para pagamento à vista. Em um momento como esse, onde o país atravessa situação difícil, isso aqui é bom demais! Havendo condições, não se pode perder uma só oportunidade dessas de limpar o nome e recuperar a saúde financeira”, disse.

A negociação deve ser feita pelo titular do débito ou pelo responsável legal, que deverá se apresentar munido de procuração que comprove essa condição. Mas, para quem pretende verificar apenas a existência do débito, basta apresentar os documentos pessoais ou a matrícula do imóvel para verificar a situação. 

Ao saber do evento por uma reportagem, a servidora pública Deuzilene Moraes (47), aproveitou para ir ao local e verificar se havia débitos em seu nome.  No estande da CAEMA, ela aproveitou para checar a situação de um imóvel e descobriu que há contas em aberto.

 “Essa pesquisa foi boa porquê eu já vi as oportunidades, estou ciente agora do total do débito e também já estou levando opções para discutir com minha irmã. No caso, o valor total poderá ser dividido em até sessenta vezes após uma entrada”, afirma.

Segundo o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente da CAEMA, José Oliveira Ataídes, as negociações via realização do VII - Balcão de Renegociação de Dívidas, tem características próprias para a dissolução das dívidas, mas reforça que é uma preocupação constante da CAEMA, por meio de seus canais de negociação, estar à disposição para atender aos clientes que procurarem este tipo de serviço em todos os momentos.

“As condições destinadas a este evento são ímpares, por isso, nós reforçamos a oportunidade em aproveitar essas condições. No entanto, é importante que se diga que, aquele consumidor que nos procure em outras oportunidades, também receberá todas as informações possíveis e necessárias para optar ente as condições habituais, por aquela que melhor se enquadre à sua realidade financeira, podendo então voltar a condição de adimplente e cumprir com a sua parcela quanto cliente consumidor, se mantendo em dia com o serviço de fornecimento de água e esgoto prestado pela CAEMA”, conclui.

AVISO DE PRIVACIDADE: A CAEMA utiliza as informações sobre sua navegação para melhorar a sua experiência no site e oferecer soluções mais adequadas para você. Não utilizamos seus dados de cookies para estatísticas ou marketing. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

  Aceito os cookies do Portal CAEMA.
Cookies do Portal CAEMA